Avançar para o conteúdo principal

O parto bom é o parto natural?



A vinda de um filho é um episódio  único e especial na vida dos pais, como falamos no post anterior.

Apesar da enorme expetativa, o fato é que, há medida em que a gestação avança e se aproxima  do grande dia,  aumentam as dúvidas e os receios, e o parto é um deles, rsrsrsrsrsrs.
Queremos ter filhos, e que venham fortes e saudáveis, porém, a ideia de enfrentar o temível parto é assustadora, não é mães?  rsrsrsr.

A maioria das mulheres afirmam sentir medo do parto, das dores provocadas pelas contrações e da pressão física envolvida no trabalho que é trazer um filho ao mundo.
Mas não há como se livrar dele não é mesmo? Rsrsrsrsr
E é extamente nestas horas que entra o conflito de pensamentos: Parto normal ou não?
 Por um lado temos mulheres que defendem o parto natural como a melhor e "única" opção( apesar de  doloroso) pelos seus muitos benefícios, e um deles  é a rápida recuperação.
Por um outro lado temos mulheres que "escolhem" a data, a hora e o local para trazer o seu pequeno  ao mundo através de um parto cesárea, e muitas delas pela ideia de não suportar a dor de um parto natural.

Apesar do parto normal ser o mais comum( por via vaginal), os partos por cesarianas estão a tornar-se cada vez mais a preferência de muitas mulheres por alguma razão.

Vamos falar um pouco de cada um.

Parto natural
Como deve saber, efetua-se através de expulsão do bebé do útero com a ajuda das contrações das paredes uterinas, portanto a mais dolorosa, apesar da alternativa de amenizar a dor com a epidural, o método anestésico. 
Parto Cesárea
Á diferença do parto normal, o parto por Cesária é feito através de uma intervenção cirúrgica para a retirada do bebê. O procedimento é indolor, portanto o"escape" aderido cada vez mais pelas mães. 
Mas, por norma, é feita uma cesariana em casos que envolvam  problemas de saúde da criança ou da gestante ou em casos em que se verifique uma incompatibilidade feto-pélvica (impossibilidade de utilização da via vaginal. Nestes casos,  este é o "melhor" parto para a gestante e o bebé.
 Portanto este método muito mais do que escolha,deve ser recomendação médica. 
Mas o que a maioria precisa entender é que, independentemente de um ser menos ou mais "vantojoso" ou doloroso  do que o outro, o melhor parto para si é o que tiver de ser;  é aquele em que você e  o bebé "saem" igualmente bem, com vida e saúde. 
A dúvida gerada sobre qual o melhor  parto a ter, decorre justamente do estereótipo de que, o parto bom é o natural, mas a verdade é que o parto bom é aquele que traz o seu filho ao mundo; é o parto que tiver;  seja cesárea ou natural, o importante é receber o seu pequeno e ambos protegidos e felizes. 

Eu tive um parto Cesárea por não ter tido a dilatação necessária para um parto natural, mas este foi o meu parto bom, o meu melhor parto, pois foi o  que trouxe a minha bebê ao mundo, linda,  forte e saudável.  

Conselho:
Se está á espera de um filho, e é marinheira de primeira viagem, esqueça todos os relatos de partos ouvidos, em especial as mais traumáticas, rsrsrsrs. Apenas lembre-se do seguinte:
Você terá a sua própria história de parto e a sua própria experiência, os dos outros, são dos outros. 

Este artigo foi útil? Então deixe o seu comentário e compartilhe. 





Comentários

neuza disse…
Que bom estes artigos sobre esta fase tão bonita

Mensagens populares deste blogue

"Eu disse NÃO e ponto"!

Quantas vezes você já disse " Não " ao seu filho? Quantas vezes já recusou os seus pedidos? Vontades? Talvez milhares de  vezes, rrsss! Eu penso que ser Mãe é assim: Viver a se equilibrar entre os " SIM " e os " NÃO " que concedemos aos nossos filhos. Os " Nao's " e " Sim's " necessários obviamente. Mas, tanto " Sim " quanto " Não " precisam ser "explicados". Voce explica ao seu filho o porquê do seu " Sim "? O porquê do seu " Nao "? Como assim?  Você apenas diz" Eu disse " Não" porque "Não", e porque eu mando"? Eu disse que " Sim " porque " Sim "? Este parece ser o Lema preferido dos Pais: "  Porque eu mando! !", rrrssss!  Mas será que é bem assim? Será isto suficiente para que os filhos se submetam ás nossas decisões? Ou para que reconheçam em nós alguma autoridade? Ou estaríamos nós a fazer "mal&quo

A polémica dos furos! Furar orelha a bebés, sim ou não?

Quando o assunto  atende pelo nome de  "furos", mais própriamente, furar orelhas a um bebé ou criança, a polémica surge de imediato rrrsss. Sao várias as opiniões que debatem este tema .  Por um lado temos mães que consideram o ato perfeitamente normal, como há aquelas que o relacionam ao "maltrato á Criança", e há quem vá um pouco mais longe em afirmar ser uma  espécie de "mutilação", o que particularmente discordo, mas respeito a opinião de cada um.  Afinal, com que idade se pode furar orelhas?  Aonde e quem o deve fazer? É seguro? Causa algum tipo de dor ou desconforto?   Primeiramente, a decisão de furar orelha ao bebê ou criança parte únicamente dos pais que devem estar conscientes de alguns riscos iminentes, como alergias ou inflamação quando numa idade muito prematura e sem o devido cuidado.  Idade Não há uma idade "certa", trata-se simplesmente de uma decisão pessoal dos pais . Há quem o faça logo ao nascimento do bebê, s

Avós -"Mais mimos e menos "burocracia"? - Os filhos ao cuidado delas!

Olá! Quem nunca falou ou  ouviu o dilema de que as avós mimam muito as crianças?  Mas será que é bem assim? Será este  o "receio" das  mães que optam  pela creche precocemente? rrrsssss Voltamos novamente com o tema - "Acabou a minha licença de maternidade e agora?" Hoje vamos dar dicas para as mães que preferem confiar o cuidado dos seus filhos às avós essencialmente bebes antes dos 2/3 anos. Escolher tanto creches quanto Avós ou Amas nunca é uma decisão fácil. Envolve uma série de inconvenientes e muita das vezes ideias pré-formadas e "mistificadas". Ambas as opções sempre têm fatores positivos e negativos também. Seja qual for a decisão o importante é ver  o Crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos em todos os sentidos de maneira segura e feliz. Não há uma "melhor opçao"; hà casos e casos; há Crianças e Crianças e cada uma com as suas necessidades.  Nem sempre a creche està em mais vantagem que as avós/amas e vice-vers