Avançar para o conteúdo principal

Batalha da amamentaçao: Ganhar ou perder???

"Eu quero amamentar para emagrecer"- Diz a Mãe acima do peso!
"Nao vou amamentar por muito tempo, nao quero ficar seca" - Diz a Mãe naturalmente magra ou abaixo do peso!

Normalmente as mulheres "acima do peso, que"engordam"com mais facilidade, rrrsss temem os tais ganhos de peso durante a gestação, pois sao kilos a mais acima dos que naturalmente já têm, rsrss.

Após a gestação, com o ato de amamentar,  muitas "respiram esperançosas"com a possibilidade de perderem pesos extras ganhos durante a gestação e até, os que naturalmente ja tinham a mais, antes da gestação, rrrrss! Pequenas gramas "lost" torna-se motivo de elevar a auto-estima e a confiança!

Do outro lado, temos as que naturalmente sao mais "magrinhas",  as que perdem peso com mais facilidade ou as que estao "abaixo do peso" ideal, que após a gestação,  nutrem dentro de si uma pequena esperança de manter o peso ganho durante a gestação, ainda que sejam algumas gramas, como é o meu caso, lutei para mante-los,  mas nao consegui, confesso, rrrrssss!

Duas Maes em posições e "ambições" diferentes, mas ambas sempre desejam arduamente a mesma coisa: PERDER A BARRIGA o quanto antes, e se possível, no próprio dia que nasce o filho, rrrsss! Quem é a Mae que nao quer esse milagre? rrrssss!

Após a gestação, o Barrigao que outrora era a sua maior paixão;  e "atributo físico"; "seu maior símbolo de beleza", torna-se instantaneamente o maior inimigo de muitas mulheres, e nesse ponto, no meu caso, nao se tornou inimiga, ufaaaaa!!

Dando seguimento ao raciocínio do ato de amamentar, eu acredito que a amamentação em si não "emagrece" e nem "engorda ninguém", pois tudo depende do cuidado que se tem para com o próprio corpo, consequentemente, a alimentação.

Se a mulher que naturalmente já é magra, lógicamente que a tendência é emagrecer ainda com mais facilidade se nao tiver cuidado com a sua alimentação, respeitando a quantidade de refeições necessárias por dia que precisa ingerir, á base obviamente, de uma alimentação saudável, uma vez que gasta e perde muitas calorias ao amamentar, pois "tudo" o que ingere automaticamente servirá para a produção do leite que alimenta o seu filho várias vezes por dia/noites/madrugadas.

Por outro lado, a mulher que naturalmente tem ganhos de pesos excessivos, se não cuidar de sua alimentação de forma saudável, igualmente respeitando a quantidade de refeições necessárias de acordo com a caloria e energia que gasta ao amamentar, pode "ganhar" mais peso; "engordar" mais,  dado a possibilidade da Mãe sentir mais fome quando amamenta, devido a energia e caloria que perde.

E, normalmente, a vontade é de comer o que não precisamos necessariamente: Alimentos calóricos : Doces e mais coisas calóricas.

Resumindo: Tanto a magra pode emagrecer ainda mais, como a mais "gordinha" pode engordar ainda mais ou vice-versa, dependendo do tipo de alimentação e cuidado que se tem para com o próprio corpo/saúde.

Tudo é questão de equilíbrio e sabedoria, e no fundo o maior beneficiado desse ato de amor, são os nossos filhos, eles sim, devem ser a nossa maior preocupação, alimenta-los, o resto tudo se tornam detalhes opcionais, nao querendo dizer que voce não vá se cuidar, é preciso e necessário, pois como terá condição para cuidar do seu filho se nao se cuidar ou se nao estiver bem?

CONSELHO : Se você amamenta, independente da sua estatura física, NUNCA deixe de se alimentar adequadamente;  pular as refeições do dia no intuito de emagrecer, ou seja, deixar de comer; ou comer desregradamente , comer tudo o que vê pela frente para nao emagrecer/perder peso, podem ter consequências graves, para si e para a saúde do seu filho.

Pois a sua alimentação tem consequências sobre a saúde do seu filho e na produção do leite que o alimenta. Seja Zelosa para consigo e com a saúde do seu filho.

RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA:

Após a gestação, parece que a mente de uma Mae gira 360 graus em torno do filho, você só pensa em cuidar do filho, alimenta-lo.

 Por vezes , a sensação é  que você não "sente fome", mas puro engano, pois como pode estar a cuidar e alimentar bem do seu filho, se primeiramente nao se cuidar?
Se não se alimentar adequadamente? É um fato que o foco se torna o filho, mas JAMAIS deva se esquecer de si,  como  pessoa, mulher ou esposa.

 A alimentação é estritamente NECESSÁRIA E OBRIGATÓRIA, MUUUIIITO MAAIIIS na amamentação. Do contrário, muitas Mães têm graves problemas de Saúde, inclusive, anemia!
Graças a Deus, eu não tive isso. Mas, estando doente, como vamos cuidar dos nossos filhos?


Eu fui um "expert" com a alimentação na minha gestação, e de forma saudável. Eu tinha muito zelo para com o que eu comia, e respeitava o que era para se evitar de comer, especialmente, devido ao fato de não ser "imune" a toxicoplasmose. E assim, tudo correu de forma excelente na minha gestação, do início ao fim.

Nos primeiros Meses amamentando a minha filha, ainda mantive algum peso extra ganho durante a gestação, inclusive estrutura fisica, a barriga foi embora rapido, yheeeeessss, rrrsss.

Portanto, até aos 4 Meses, mesmo amamentando, e por ser "magrinha" ainda consegui manter uma forma física razoável,  ou seja, nao fiquei nem "mais magra" e " nem mais gorda", rrrsss, devido obviamente a algum cuidado que tive, mas infelizmente, houve "quebras".

Houve descuido da minha parte,  e foi então que "emagreci" um pouco mais, mas atribuo isso a falta de cuidado com a alimentação  que eu tive, e não atribuo isso necessariamente a amamentação, como muitas fazem, e deixam de amamentar, infelizmente, por pura vaidade.

Nao priorize mais o seu corpo, a sua vaidade diante da saúde e bem-estar do seu filho;  logicamente, que você tem que estar igualmente bem de saúde, mas não se preocupe se não conseguir emagrecer enquanto amamenta; ou se ficar mais "magra" do que é;  desde que você esteja saudável e bem de saúde, por enquanto é o necessário.

O seu filho vai amá-la do jeito que estiver, porque o ato de amamenta-lo, já o ensina o que é amar, por isso ele  vai amá-la e acha-la linda de qualquer jeito!

 Você pode perder ou ganhar peso ainda que seja daqui a 10 anos, mas impossível amamentar o seu filho daqui a 10 anos, por isso, amamente, amamente e amamente; delície-se amamentando, esqueça o que são apenas detalhes!

Esse artigo ajudou? Após ler este artigo, comente, compartilhe com Mães  que estão amamentando e as que brevemente irão faze-lo!

Até o próximo artigo! Fique atento (a) às novidades diárias/semanais!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Eu disse NÃO e ponto"!

Quantas vezes você já disse " Não " ao seu filho? Quantas vezes já recusou os seus pedidos? Vontades? Talvez milhares de  vezes, rrsss! Eu penso que ser Mãe é assim: Viver a se equilibrar entre os " SIM " e os " NÃO " que concedemos aos nossos filhos. Os " Nao's " e " Sim's " necessários obviamente. Mas, tanto " Sim " quanto " Não " precisam ser "explicados". Voce explica ao seu filho o porquê do seu " Sim "? O porquê do seu " Nao "? Como assim?  Você apenas diz" Eu disse " Não" porque "Não", e porque eu mando"? Eu disse que " Sim " porque " Sim "? Este parece ser o Lema preferido dos Pais: "  Porque eu mando! !", rrrssss!  Mas será que é bem assim? Será isto suficiente para que os filhos se submetam ás nossas decisões? Ou para que reconheçam em nós alguma autoridade? Ou estaríamos nós a fazer "mal&quo

"Cortei a pulseira anti-roubo"- O alarme do Hospital disparou-se"

Depois do relato de ontem, ja está mais do que claro que,  a maternidade é nao exclusiva só às Mães, mas também aos Pais, rrrsss. Vocês sabiam que há uns anos para cá, segundo as estatísticas, a interação dos Homens para com a maternidade tem sido algo mais frequente?  Os pais têm sido  mais frequentes nas consultas dos filhos; detalhes do dia a dia, como dar banho; trocar fraldas; colocar para dormir, etc. E claro, as Mães festejam-se com isso, porque tempos atrás estes pequenos detalhes não eram "valorizados".  Bem, sem mais demora, vamos a mais uma prova de que a maternidade também é exclusiva ao pais.  Hoje, com o meu amado marido, "na pele de pai"- Josimar Ramos Pinto vai nos contar a sua "versão de pai".  Uiii uuiii, vamos lá ver isso...  Pós-parto O Inimaginável Foi ver os pés da minha esposa incharem-se do tamanho da minha perna(e eu tenho perna grossa, rrrrrrsssssss), mas a situação era normal, devido ao part