Avançar para o conteúdo principal

O parto bom é o parto natural?



A vinda de um filho é um episódio  único e especial na vida dos pais, como falamos no post anterior.

Apesar da enorme expetativa, o fato é que, há medida em que a gestação avança e se aproxima  do grande dia,  aumentam as dúvidas e os receios, e o parto é um deles, rsrsrsrsrsrs.
Queremos ter filhos, e que venham fortes e saudáveis, porém, a ideia de enfrentar o temível parto é assustadora, não é mães?  rsrsrsr.

A maioria das mulheres afirmam sentir medo do parto, das dores provocadas pelas contrações e da pressão física envolvida no trabalho que é trazer um filho ao mundo.
Mas não há como se livrar dele não é mesmo? Rsrsrsrsr
E é extamente nestas horas que entra o conflito de pensamentos: Parto normal ou não?
 Por um lado temos mulheres que defendem o parto natural como a melhor e "única" opção( apesar de  doloroso) pelos seus muitos benefícios, e um deles  é a rápida recuperação.
Por um outro lado temos mulheres que "escolhem" a data, a hora e o local para trazer o seu pequeno  ao mundo através de um parto cesárea, e muitas delas pela ideia de não suportar a dor de um parto natural.

Apesar do parto normal ser o mais comum( por via vaginal), os partos por cesarianas estão a tornar-se cada vez mais a preferência de muitas mulheres por alguma razão.

Vamos falar um pouco de cada um.

Parto natural
Como deve saber, efetua-se através de expulsão do bebé do útero com a ajuda das contrações das paredes uterinas, portanto a mais dolorosa, apesar da alternativa de amenizar a dor com a epidural, o método anestésico. 
Parto Cesárea
Á diferença do parto normal, o parto por Cesária é feito através de uma intervenção cirúrgica para a retirada do bebê. O procedimento é indolor, portanto o"escape" aderido cada vez mais pelas mães. 
Mas, por norma, é feita uma cesariana em casos que envolvam  problemas de saúde da criança ou da gestante ou em casos em que se verifique uma incompatibilidade feto-pélvica (impossibilidade de utilização da via vaginal. Nestes casos,  este é o "melhor" parto para a gestante e o bebé.
 Portanto este método muito mais do que escolha,deve ser recomendação médica. 
Mas o que a maioria precisa entender é que, independentemente de um ser menos ou mais "vantojoso" ou doloroso  do que o outro, o melhor parto para si é o que tiver de ser;  é aquele em que você e  o bebé "saem" igualmente bem, com vida e saúde. 
A dúvida gerada sobre qual o melhor  parto a ter, decorre justamente do estereótipo de que, o parto bom é o natural, mas a verdade é que o parto bom é aquele que traz o seu filho ao mundo; é o parto que tiver;  seja cesárea ou natural, o importante é receber o seu pequeno e ambos protegidos e felizes. 

Eu tive um parto Cesárea por não ter tido a dilatação necessária para um parto natural, mas este foi o meu parto bom, o meu melhor parto, pois foi o  que trouxe a minha bebê ao mundo, linda,  forte e saudável.  

Conselho:
Se está á espera de um filho, e é marinheira de primeira viagem, esqueça todos os relatos de partos ouvidos, em especial as mais traumáticas, rsrsrsrs. Apenas lembre-se do seguinte:
Você terá a sua própria história de parto e a sua própria experiência, os dos outros, são dos outros. 

Este artigo foi útil? Então deixe o seu comentário e compartilhe. 





Comentários

neuza disse…
Que bom estes artigos sobre esta fase tão bonita

Mensagens populares deste blogue

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão....

Batalha da amamentaçao: Ganhar ou perder???

"Eu quero amamentar para emagrecer"- Diz a Mãe acima do peso! "Nao vou amamentar por muito tempo, nao quero ficar seca" - Diz a Mãe naturalmente magra ou abaixo do peso! Normalmente as mulheres "acima do peso, que"engordam"com mais facilidade, rrrsss temem os tais ganhos de peso durante a gestação, pois sao kilos a mais acima dos que naturalmente já têm, rsrss. Após a gestação, com o ato de amamentar,  muitas "respiram esperançosas"com a possibilidade de perderem pesos extras ganhos durante a gestação e até, os que naturalmente ja tinham a mais, antes da gestação, rrrrss! Pequenas gramas "lost" torna-se motivo de elevar a auto-estima e a confiança! Do outro lado, temos as que naturalmente sao mais "magrinhas",  as que perdem peso com mais facilidade ou as que estao "abaixo do peso" ideal, que após a gestação,  nutrem dentro de si uma pequena esperança de manter o peso ganho durante a gestação, ainda que ...