Avançar para o conteúdo principal

Conheça a história do Pós-parto da Irina!




Esta semana vamos nos deparar com algumas Mulheres aqui no Blog,  que estarão na "Pele de Mãe".

Hoje temos a nossa querida Irina Patrícia, na "Pele de Mãe" que vai nos relatar a sua experiência do pós-parto.
Falar da maternidade em si e dos dias após o nascimento de um filho, é afirmar que "nem tudo é um mar de rosas",  rsssss,.

Naturalmente, toda a mulher está preparada para ter o seu filho nos braços. Você está preparada para lidar com as mais encantadas sensações possíveis.
 O encanto do amor á primeira vista,
 a alegria e a felicidade inexplicável de carregar um filho no colo.
Porém, nunca estamos preparadas de imediato para lidar com possíveis sensações contrárias, como o medo, inseguranças; sentimentos  de culpa; sentir-se incapaz; incertezas, etc.

Em meio a tanta felicidade pode surgir uma "triste" vontade repentina de chorar sem motivos aparentes ou simplesmente por sentir o "peso" da responsabilidade e se questionar "Será que sou capaz?"

Entenda mais sobre este assunto, com o relato da Irina Patrícia, mãe há 7 anos da pequena Vitória.

Como descreve o Pôs-Parto?

O pós- parto é um momento de Mudança radical na vida de qualquer mulher,  carregado de novas experiências que não nos deixa continuar as mesmas, pois altera toda a nossa vida, e nos faz descobrir em nós coisas novas, como o Amor de mãe por exemplo.

Qual foi a sua maior dificuldade nesse Fase?

Foram muitas,  contudo as noites que não conseguia dormir por causa das cólicas da minha filha, e tinha de arranjar uma posição para ver se ela parava de chorar 😌😌 ; as dores dos pontos que levei no pós parto;  as dores da amamentação, pois tinha os mamilos em carne viva praticamente, e só com a mamada.

 Após cerca de 2 semanas depois se bem me recordo, é que passou, e depois tornou-se um prazer amamentar, sendo que amamentei a minha "cachopa" até aos 3 aninhos de idade.

Teve ajuda de alguém? Familiares/amigos?

 Na Altura eu tive o pai da minha filha a ajudar de alguma maneira.

 Também partilha do pensamento que as mães acabam por ser um pouco "esquecidas" nessa fase? 

Isso é relativo e varia conforme a vida que a mãe tinha antes de ter o filho.

 Se tinha uma vida socialmente ativa, acaba sempre por haver muitos impedimentos como é óbvio, pois a atenção e cuidados ficam voltados para o filho,  considero também que quem tem amigos de verdade nunca é esquecido, e numa fase destas os verdadeiros amigos estarão por perto, e quando digo por perto é dispostos a ajudar no que for preciso.

 De 5 a 10, qual nota darias a eles ou alguns deles?:

 Essa resposta para mim é difícil de responder porque propriamente eu  estive distante dos amigos nesta altura, mas considerando os que tenho daria nota 10.

Descreve o seu relacionamento com a filha nessa fase(Pensamentos; sentimentos, atitudes, etc

Como eu disse anteriormente, o pós -parto muda toda a vida de uma mulher.
É um momento que retrata bem aquela frase que diz "Após a tempestade vem a bonança".

Após tantas dores e sofrimento para se ter a criança, depois de nascer é tão gratificante que não importa mais as dores , apenas aquele "serzinho" indefeso que nos faz ter forças para encarar o inimaginável! Toda a  mãe entende isso!

O que muda radicalmente?

 A maneira de ver a vida, fora tantas outras coisas.

Quem era como pessoa,  mulher e como Mãe, nessa fase emocionalmente, psicológica e mentalmente?

 Eu estava preparada para ter a minha filha; ela foi planeada,  desejada e esperada.

Quando a recebi em meus braços nunca me vou esquecer daquela sensação de cuidado e protecção que eu tive, percebi em mim forças para lutar que antes desconhecia.

Eu me vi capaz de tudo para preservar aquele ser, que veio de mim, e que eu queria tanto saber como ia ser o rostinho dela.

Eu sou "babada";  protectora; amiga; mãe e confidente.
 Sou psicologicamente estável para com a minha filha, a mimo mas  também tenho a capacidade de ser firme quando é preciso mesmo que me custe.

Toda a mãe é imbuída de "sentimentos"  mas há que haver uma separação entre os sentimentos e a razão, aliás como tudo na vida, e neste aspecto também sou equilibrada.

Vivenciou sensações como "tristeza"; vontade de chorar sem explicação no pôs-Parto? E, alguma vez os relacionou á depressão?

Não! Como eu já estava preparada para a nova situação, então enfrentei as dificuldades com Vontade de superá-las, embora nem tudo fossem rosas...

 Arrependes-te de algo ? Talvez a escolha do parceiro, mas agradeço pela filha que temos, é uma benção.

Qual o conselho que daria ás Mães que
estão a viver o pós-parto ou ás mulheres que futuramente o farão? 

Buscar em Deus o conforto e atenção que procuram, porque só Ele é capaz de nos dar o que buscamos: Equilíbrio;  forças; Orientação;  jogo de cintura;  e principalmente,  preencher o vazio que fica na Alma.

Não se Isolar dos amigos, não se limitar em uma rotina, procurar manter o espírito sereno, pois tudo o que acontece connosco acabamos por transferir á criança, mesmo no pós parto.

E você amiga? O que achou desta experiência? Deixe o seu comentário e compartilhe!

Acompanhe amanhã mais um relato de uma Mulher que vai estar na "Pele de Mae" novamente sob o tema Pós-Parto-  Mamy Mendes, 25 anos- Mae há 6 anos! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Se eu soubesse não teria feito tanto esforço"- Juliana Silva fala sobre o aborto!

Elas são a fortaleza em pessoa,  mulheres guerreiras;  corajosas e completamente destemidas;  preparadas para  enfrentar  "tudo",  menos a perda de um  filho, e lidar com a memória de:  "Eu já fui Mãe" ou "eu fui quase mãe". Para muitas, a imagem de um filho   chega a ficar apenas na imaginação. Sonhos interrompidos por vezes ao início; meio e incluive, ao final da gestação, como em alguns casos infelizmente. E fica a dor da memória: " Eu perdi um filho"/"Eu fui mãe". A maioria não fica só pela dor, como carrega consigo a terrível sensação de fracasso e de "culpa". De uma "semente" a um embrião e de embrião a um feto. Infelizmente, esta ordem natural de uma gestação não se conclui para muitas mulheres, cujo maior sonho é carregar por 9 Meses um filho em seu ventre, e esperar que nasça, para assim tê-lo em seu colo. Uns a "favor" e outros "contra"; interrompe sonhos ou "pesadelo

Avós -"Mais mimos e menos "burocracia"? - Os filhos ao cuidado delas!

Olá! Quem nunca falou ou  ouviu o dilema de que as avós mimam muito as crianças?  Mas será que é bem assim? Será este  o "receio" das  mães que optam  pela creche precocemente? rrrsssss Voltamos novamente com o tema - "Acabou a minha licença de maternidade e agora?" Hoje vamos dar dicas para as mães que preferem confiar o cuidado dos seus filhos às avós essencialmente bebes antes dos 2/3 anos. Escolher tanto creches quanto Avós ou Amas nunca é uma decisão fácil. Envolve uma série de inconvenientes e muita das vezes ideias pré-formadas e "mistificadas". Ambas as opções sempre têm fatores positivos e negativos também. Seja qual for a decisão o importante é ver  o Crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos em todos os sentidos de maneira segura e feliz. Não há uma "melhor opçao"; hà casos e casos; há Crianças e Crianças e cada uma com as suas necessidades.  Nem sempre a creche està em mais vantagem que as avós/amas e vice-vers

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo

Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil. Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher. Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada. E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira". "Mãe e Mãe solteira?" Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso. " Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias.  Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha. Preconceito Sempre tem uma coisa ou outra. As pessoas preferem julgar de antemão. Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça. Normalmente