Avançar para o conteúdo principal

Será que basta ter boas referências e gostar da Criança? Ama/babysitter

Olá ! Estamos de volta e hoje vamos falar sobre Babysitter ou se preferir pode chamá-la de  "Ama".

Bem, sabemos que é uma realidade inevitável, a qualquer momento teremos de deixar os filhos aos cuidados de terceiros e esta tarefa costuma ser difícil para as famílias.

 As vantagens de escolher uma babysitter ou Ama é saber que o seu filho está a ser cuidado exclusivamente por aquela pessoa e toda a atençao está voltada para ele.

Entretanto a escolha da Ama ou Babysitter precisa obedecer alguns cuidados básicos que não bastam apenas boas referências vindas de pessoas conhecidas.

Exige uma série de requisitos.
Por isso vamos às dicas como escolher uma Ama/ ou babysitter para o seu filho.

Entrevistas 

Devem ser feitas pessoalmente e de antemão

Muitas por motivo de urgência e exigências profissionais " "confiam" apenas nas "boas" referências dadas pelos amigos ou até mesmo por outras mãe e por esta razão  "isentam" a entrevista cara a cara antecipadamente.

  NÃO COMETA ESSE ERRO. Você precisa conhecer  a candidata que ficará responsável em cuidar do seu filho durante a sua ausência.

Isso é fundamental para que se possa observar o asseio corporal, a expressão facial e a comunicação.

Idade

A primeira candidata a ser entrevistada por mim se tratava de senhora de 50 anos e com problemas de coluna.
Veja  a importância de uma entrevista prévia.
Por questão de segurança, apesar de se tratar de uma senhora extremamente carinhosa e sincera, não a escolhi pelo pormenor acima referido .

A Famosa Empatia " O Santo tem que bater"
Ao início é normal a Criança "estranhar" a candidata.
Após a fase de adaptação fique atenta ao nível de empatia da Criança para com a Ama.

 Se criança gostar da Ama e fica feliz na sua presença indica chances muito baixas de que esteja a ser "mal tratada".

Referências profissionais.

Empregos e experiências anteriores podem refletir muito sobre a conduta moral e ética da pessoa. Estes pormenores não devem ser ignorados.


Formação

Se tiver ótimo. Minímamente  a candidata deve ter noções básicas de pequenos socorros e como proceder em determinadas situações de urgência.

Obviamente que precisa levar em conta  a fase de desenvolvimento do seu filho e as suas necessidades ao avaliar a formação da Ama.

Uma profissional pode ser qualificada para cuidar de um bebê, mas não aguentar o "pique "de uma criança um pouco maior por exemplo.


Higienização

Certifique-se que ela é zelosa no cuidado para com o seu filho e com a sua alimentação.
 Desde a preparação de suas refeições; lavagens de frutas e verduras e a forma como os prepara.

Por isso deve estabelecer acordos e parâmetros diante das necessidades do seu filho e a candidata precisa ser inserida nesse contexto.

As Crianças têm tendência a copiar e a aprender pelo exemplo. Caso o seu filho esteja a aprender a falar ou em fase de alfabetização, a influência da Ama ou babysitter será crucial. Além disso, é importante que ela tenha noções, mesmo que com base na experiência, de desenvolvimento infantil, linguagem e segurança.


Conselho de Mãe

Sei que por vezes as necessidades e exigências profissionais e financeiras levam muitas mães a serem menos exigentes quanto à escolha de alguém que cuide do seu filho em sua ausência, mas em caso de não ter alguém de extrema confiança opte sempre por uma Creche, é minimamente mais seguro. 

O que achou deste artigo? Não se esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar.
Até breve! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A polémica dos furos! Furar orelha a bebés, sim ou não?

Quando o assunto  atende pelo nome de  "furos", mais própriamente, furar orelhas a um bebé ou criança, a polémica surge de imediato rrrsss. Sao várias as opiniões que debatem este tema .  Por um lado temos mães que consideram o ato perfeitamente normal, como há aquelas que o relacionam ao "maltrato á Criança", e há quem vá um pouco mais longe em afirmar ser uma  espécie de "mutilação", o que particularmente discordo, mas respeito a opinião de cada um.  Afinal, com que idade se pode furar orelhas?  Aonde e quem o deve fazer? É seguro? Causa algum tipo de dor ou desconforto?   Primeiramente, a decisão de furar orelha ao bebê ou criança parte únicamente dos pais que devem estar conscientes de alguns riscos iminentes, como alergias ou inflamação quando numa idade muito prematura e sem o devido cuidado.  Idade Não há uma idade "certa", trata-se simplesmente de uma decisão pessoal dos pais . Há quem o faça logo ao nascimento do bebê, s

"Porque choro se estou feliz?" O meu pós-parto!

Não seria justo relatar experiências de Mães sobre o pós-parto, e eu como Mãe não relatar a minha, não é mesmo? Rrrssss Na semana passada tivemos  relatos incríveis sobre o pós-parto,  que serviram de inspiração para muitas mulheres.  Por isso, se você ainda viu, corre lá para acompanhar tudo o que se passou na semana passada.  Por agora, veja o meu relato de como foi o meu pós-parto.  Hoje, eu me coloco na "pele de Mãe". Rrsss! Sou mãe há 8 Meses, da pequena Sasha.   Pós-Parto Hoje eu pergunto-me se seríamos suficientemente fortes e  preparadas para desempenhar esta funçao(ser Mãe), se não passassemos pelo pós-parto, por esse "estágio" conturbado", mas importantíssimo para dar existência a um vínculo que será eterno entre Mãe e filho.  Minha maior dificuldade:  De início, as dificuldades foram muitas: o início da amamentação(Com a "subida do leite"); dificuldade para andar devido aos pontos no local da cirúrgia, pois eu

O parto bom é o parto natural?

A vinda de um filho é um episódio  único e especial na vida dos pais, como falamos no post anterior. Apesar da enorme expetativa, o fato é que, há medida em que a gestação avança e se aproxima  do grande dia,  aumentam as dúvidas e os receios, e o parto é um deles, rsrsrsrsrsrs. Queremos ter filhos, e que venham fortes e saudáveis, porém, a ideia de enfrentar o temível parto é assustadora, não é mães?  rsrsrsr. A maioria das mulheres afirmam sentir medo do parto, das dores provocadas pelas contrações e da pressão física envolvida no trabalho que é trazer um filho ao mundo. Mas não há como se livrar dele não é mesmo? Rsrsrsrsr E é extamente nestas horas que entra o conflito de pensamentos: Parto normal ou não?  Por um lado temos mulheres que defendem o parto natural como a melhor e "única" opção( apesar de  doloroso) pelos seus muitos benefícios, e um deles  é a rápida recuperação. Por um outro lado temos mulheres que "escolhem" a data, a hora e o