Avançar para o conteúdo principal

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo


Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil.
Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher.
Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada.

E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira".

"Mãe e Mãe solteira?"
Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso.

"Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias. 

Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha.

Preconceito

Sempre tem uma coisa ou outra.
As pessoas preferem julgar de antemão.
Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça.
Normalmente sempre tem aquele olhar que diz para ti "coitadinha".


Maior dificuldade

A minha maior dificuldade foi encarar a minha última gestação com o pé partido, e tendo ainda ao meu cargo 3 filhos para cuidar, e sozinha, portanto não foi fácil.


"Mãe porque o pai não vem?"

Esta altura em que os filhos começam a questionar a "ausência" da figura paterna é muito difícil.
Acaba por ser frustrante para eles e para nós.
A minha filha de 7 anos já tem mais "entendimento" das coisas,  e certa vez questionou a ausência do pai, e
 explicar isso a ela não foi fácil.
Não podemos "mentir" ou "iludir" a Criança,  mas também fazê-la entender de forma que não se perca o "elo" entre pai e filho.

Arrepende-se de algo? 

De uma certa forma  a escolha do parceiro. O ser "mãe solteira" faz-nos rever os nossos conceitos amorosos e a ter mais cautela para não repetir os mesmos "percursos". 

 O que não mudaria nunca?

O Ser Mãe! Amo ser Mãe  e amo os meus filhos.

Senti falta de...

Uma referência masculina no seio familiar.  Todo o filho quer a presença integral dos pais. 


O que dizem os olhos dos seus filhos

Gratidão

 O que diria a uma "Mãe solteira"?

Nunca dêem ouvidos ao que os outros pensam ou falam maliciosamente por aí.
Cuidem-se, invistam e acreditem em si, porque temos potencial e somos capazes como toda e qualquer mãe. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão....

Batalha da amamentaçao: Ganhar ou perder???

"Eu quero amamentar para emagrecer"- Diz a Mãe acima do peso! "Nao vou amamentar por muito tempo, nao quero ficar seca" - Diz a Mãe naturalmente magra ou abaixo do peso! Normalmente as mulheres "acima do peso, que"engordam"com mais facilidade, rrrsss temem os tais ganhos de peso durante a gestação, pois sao kilos a mais acima dos que naturalmente já têm, rsrss. Após a gestação, com o ato de amamentar,  muitas "respiram esperançosas"com a possibilidade de perderem pesos extras ganhos durante a gestação e até, os que naturalmente ja tinham a mais, antes da gestação, rrrrss! Pequenas gramas "lost" torna-se motivo de elevar a auto-estima e a confiança! Do outro lado, temos as que naturalmente sao mais "magrinhas",  as que perdem peso com mais facilidade ou as que estao "abaixo do peso" ideal, que após a gestação,  nutrem dentro de si uma pequena esperança de manter o peso ganho durante a gestação, ainda que ...