Avançar para o conteúdo principal

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo


Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil.
Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher.
Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada.

E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira".

"Mãe e Mãe solteira?"
Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso.

"Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias. 

Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha.

Preconceito

Sempre tem uma coisa ou outra.
As pessoas preferem julgar de antemão.
Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça.
Normalmente sempre tem aquele olhar que diz para ti "coitadinha".


Maior dificuldade

A minha maior dificuldade foi encarar a minha última gestação com o pé partido, e tendo ainda ao meu cargo 3 filhos para cuidar, e sozinha, portanto não foi fácil.


"Mãe porque o pai não vem?"

Esta altura em que os filhos começam a questionar a "ausência" da figura paterna é muito difícil.
Acaba por ser frustrante para eles e para nós.
A minha filha de 7 anos já tem mais "entendimento" das coisas,  e certa vez questionou a ausência do pai, e
 explicar isso a ela não foi fácil.
Não podemos "mentir" ou "iludir" a Criança,  mas também fazê-la entender de forma que não se perca o "elo" entre pai e filho.

Arrepende-se de algo? 

De uma certa forma  a escolha do parceiro. O ser "mãe solteira" faz-nos rever os nossos conceitos amorosos e a ter mais cautela para não repetir os mesmos "percursos". 

 O que não mudaria nunca?

O Ser Mãe! Amo ser Mãe  e amo os meus filhos.

Senti falta de...

Uma referência masculina no seio familiar.  Todo o filho quer a presença integral dos pais. 


O que dizem os olhos dos seus filhos

Gratidão

 O que diria a uma "Mãe solteira"?

Nunca dêem ouvidos ao que os outros pensam ou falam maliciosamente por aí.
Cuidem-se, invistam e acreditem em si, porque temos potencial e somos capazes como toda e qualquer mãe. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Eu disse NÃO e ponto"!

Quantas vezes você já disse " Não " ao seu filho? Quantas vezes já recusou os seus pedidos? Vontades? Talvez milhares de  vezes, rrsss! Eu penso que ser Mãe é assim: Viver a se equilibrar entre os " SIM " e os " NÃO " que concedemos aos nossos filhos. Os " Nao's " e " Sim's " necessários obviamente. Mas, tanto " Sim " quanto " Não " precisam ser "explicados". Voce explica ao seu filho o porquê do seu " Sim "? O porquê do seu " Nao "? Como assim?  Você apenas diz" Eu disse " Não" porque "Não", e porque eu mando"? Eu disse que " Sim " porque " Sim "? Este parece ser o Lema preferido dos Pais: "  Porque eu mando! !", rrrssss!  Mas será que é bem assim? Será isto suficiente para que os filhos se submetam ás nossas decisões? Ou para que reconheçam em nós alguma autoridade? Ou estaríamos nós a fazer "mal&quo

A polémica dos furos! Furar orelha a bebés, sim ou não?

Quando o assunto  atende pelo nome de  "furos", mais própriamente, furar orelhas a um bebé ou criança, a polémica surge de imediato rrrsss. Sao várias as opiniões que debatem este tema .  Por um lado temos mães que consideram o ato perfeitamente normal, como há aquelas que o relacionam ao "maltrato á Criança", e há quem vá um pouco mais longe em afirmar ser uma  espécie de "mutilação", o que particularmente discordo, mas respeito a opinião de cada um.  Afinal, com que idade se pode furar orelhas?  Aonde e quem o deve fazer? É seguro? Causa algum tipo de dor ou desconforto?   Primeiramente, a decisão de furar orelha ao bebê ou criança parte únicamente dos pais que devem estar conscientes de alguns riscos iminentes, como alergias ou inflamação quando numa idade muito prematura e sem o devido cuidado.  Idade Não há uma idade "certa", trata-se simplesmente de uma decisão pessoal dos pais . Há quem o faça logo ao nascimento do bebê, s

Avós -"Mais mimos e menos "burocracia"? - Os filhos ao cuidado delas!

Olá! Quem nunca falou ou  ouviu o dilema de que as avós mimam muito as crianças?  Mas será que é bem assim? Será este  o "receio" das  mães que optam  pela creche precocemente? rrrsssss Voltamos novamente com o tema - "Acabou a minha licença de maternidade e agora?" Hoje vamos dar dicas para as mães que preferem confiar o cuidado dos seus filhos às avós essencialmente bebes antes dos 2/3 anos. Escolher tanto creches quanto Avós ou Amas nunca é uma decisão fácil. Envolve uma série de inconvenientes e muita das vezes ideias pré-formadas e "mistificadas". Ambas as opções sempre têm fatores positivos e negativos também. Seja qual for a decisão o importante é ver  o Crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos em todos os sentidos de maneira segura e feliz. Não há uma "melhor opçao"; hà casos e casos; há Crianças e Crianças e cada uma com as suas necessidades.  Nem sempre a creche està em mais vantagem que as avós/amas e vice-vers