Avançar para o conteúdo principal

"Se eu soubesse não teria feito tanto esforço"- Juliana Silva fala sobre o aborto!


Elas são a fortaleza em pessoa,  mulheres guerreiras;  corajosas e completamente destemidas;  preparadas para  enfrentar  "tudo",  menos a perda de um  filho, e lidar com a memória de:  "Eu já fui Mãe" ou "eu fui quase mãe".

Para muitas, a imagem de um filho   chega a ficar apenas na imaginação.
Sonhos interrompidos por vezes ao início; meio e incluive, ao final da gestação, como em alguns casos infelizmente.
E fica a dor da memória: " Eu perdi um filho"/"Eu fui mãe".

A maioria não fica só pela dor, como carrega consigo a terrível sensação de fracasso e de "culpa".

De uma "semente" a um embrião e de embrião a um feto.
Infelizmente, esta ordem natural de uma gestação não se conclui para muitas mulheres, cujo maior sonho é carregar por 9 Meses um filho em seu ventre, e esperar que nasça, para assim tê-lo em seu colo.

Uns a "favor" e outros "contra"; interrompe sonhos ou "pesadelos"; de forma "espontânea" ou "forçada",  ele é real- O ABORTO.

E hoje temos no quadro -"Eu já fui mãe",  uma convidada especial que nos vai relatar melhor sobre este assunto.

Ela poderia  hoje ser mãe de 4 filhos, mas á primeira gestação foi "surpreendida" por um aborto espontâneo.

Juliana Silva

Gravidez Desejada/Planeada?

Na altura eu tinha acabado de me casar, então eu e o meu esposo ainda não havíamos planeado ter filho .
No entanto eu estava  grávida e não sabia, isto antes de acontecer o aborto.

Terrível episódio

Numa bela tarde, estava eu e o meu marido a fazer mudanças, estávamos a nos preparar para mudar para uma casa nova.
Lembro-me de não ter conseguido dormir porque sentia muitas dores.
As dores eram tantas que mal conseguia ficar em pé.

 Eu tive perdas de sangue, o que me deixou muito assustada, pois eu não sabia o  que estava a se passar comigo e o motivo de tantas dores.

A triste e inesperada notícia

Eu fui para o hospital, portanto fui observada e a obstetra deu-nos a triste notícia de que tinha sofrido um aborto espontâneo.

Sentimentos

 Eu e o meu esposo choramos muito naquele dia.
Foi triste saber que poderíamos ter tido um filho,  mas que já não era mais possível naquele momento.
É frustrante.

Culpa

Eu não sabia que estava grávida, portanto não seria bem um sentimento de culpa...
Não foi algo que eu tivesse escolhido para que assim fosse, simplesmente aconteceu, de forma espontânea,  infelizmente.

Mas, veio-me pensamento do gênero" Se eu soubesse não teria feito tanto esforço e teria-me cuidado mais".

Se pudesse voltar atrás, faria algo diferente? 
.
Concerteza teria mais cuidado.

"Não era para ter nascido?"

Sim, eu penso dessa forma. Tudo tem um porquê e um propósito.
Se não aconteceu,  talvez não era para o ser.
Não adianta culpar-se e se questionar. Tudo tem o seu tempo certo de acontecer.

Traumas/Medo

Eu não tive medo que me pudesse acontecer novamente e nem fiquei com trauma.
 Apenas com o pensamento de que passaria a ter mais cuidado ao engravidar novamente.
                             
Superação

Eu superei-me com o apoio do meu marido.

Conselho para quem tenha sofrido ou esteja a sofrer situação(s) de aborto.

Eu digo que nunca é tarde demais para tentar e foi o que fizemos depois de 3 anos.
Nós planeamos as coisas de forma organizada, cautelosa e foi quando tivemos nossa primeira filha.
Foi uma benção.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo

Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil. Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher. Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada. E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira". "Mãe e Mãe solteira?" Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso. " Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias.  Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha. Preconceito Sempre tem uma coisa ou outra. As pessoas preferem julgar de antemão. Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça. Normalmente

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão.  Há quem se incomode por considerar o ato