Avançar para o conteúdo principal

Maternidade- COLO- "Será que acostumo MAL o meu filho????"

Acredito que 99,9% das Mães ou os pais, ja ouviram a famosa expressão: "Não dá muito colo a esta criança; vai ficar mimada; põe esta criança no chão, ela já é bem crescidinha",  bla, bla, bla...
Usando de uma referência Bíblica, da qual muito aprecio, em que diz  o seguinte: "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém" - 1 Coríntios 6:12.
Eu penso o seguinte: Tudo o que é em demasia, sem equilíbrio nenhum;  despido de uma regra/disciplina, sim, nao convém, embora tudo se é permitido nesta vida, neste mundo, pois cada um decide o que fazer de sua própria vida.

Eu aprovo a ideia de que uma criança nao deva estar unicamente ao colo, por questão de equilíbrio e sabedoria, pois os pais, essencialmente as Mães,  têm as suas vidas, precisam cuidar de si mesmos, precisam descansar, pois como terão condição física,psicológica e mental, para cuidar dos filhos, se os mesmos nao estiverem bem cuidados?
Alem de cuidarem, da casa, trabalho, vida social, etc).

Mas também, nao é deixar a criança/bebê/recém-nascido sempre jogado pelos cantos da casa, porque dar colo habitua mal a criança...
 Tem sempre aquelas alturas do dia, que tem que haver aquele momento de namoro, apreciação, interacção entre mae e o seu filho.
 E normalmente,  qual o melhor lugar para isto ocorrer?:  A Colo. Pois ali, estamos nivelados, pele com pele; corpo com corpo;  conhecem-nos melhor, isto,  pelo cheiro,  pela voz, e vêm bem de perto o nosso rosto, que lhes fica gravado.

 Ainda é de ressaltar que, as principais necessidades do recém-nascidos/bebés dependem esmagadora maioria do colo: 

Para mamar é colo;

Para fazer sono, por vezes precisam de colo;
Por necessidade de atenção é colo;

Doentes precisam de colo;

Para se sentirem seguros, colo;

E porque não dizer, pelo simples fato de apreciarem de perto o rosto de sua mae, como quem diz "eu te amo" só com o olhar, por vezes, ou maioria das vezes,  tambem sucede ao colo..

Ainda Colo faz mal e estraga a criança????

Mas o espanto, é a forma como as pessoas colocam as coisas, muita das vezes, ,nao em seus devidos lugares. E a forma como banalizam certas ideias, que simplesmente poderiam ser bem encaixadas,  se com sabedoria e equilíbrio.

Nao sou a favor da ideia que,  dar muito colo as crianças/recém-nascidos/bebés seja um forma de mima-los, pelo contrário, acredito sim, que seja uma das formas de introduzi-los o humanismo, ensina-los a serem seres humanos melhores; atenciosos, carinhosos, e até mesmo, como um gesto de mostra-los como é amar o nosso próximo.

Agora, se o fizermos desregradamente, e sem equilíbrio nenhum, afirmaria sim, a possibilidade de erros futuros.

É claro que,  na ausência de gestos de carinho, amor, atençao, para com um recém-nascido/bebés/crianças desde os seus primeiros dias de vida,  seria uma "atraçao"  a serem pessoas amargas, frustradas, revoltadas e ausentes futuramente, correlação a um seio familiar,e mesmo perante a sociedade.

Daí que,  profissionais sugerem aos pais,  maes essencialmente, a dialogarem-se com os seus filhos, mostrar atitudes de carícias, amor,  ainda na barriga,  como forma de se sentirem amados e aceites.
Agora veja como sao os nossos filhos ainda na barriga:  Não estão agarrados a nós? De uma certa forma, ao nosso colo? Porque reduzir ou priva-los disso,  ao virem cá pra fora?
O Tempo passa demasiado rápido para priva-los de algo imprescindível como o dar colo, além de,  crescerem demasiados rápido, que amanha são eles, por iniciativa própria,  que já não o querem, por se considerarem independentes, começam a caminhar com as suas próprias pernas.
 Então, vamos aproveitar ao máximo, para ama-los, ensina-los, e dar colo siiiiimm...

 O ato de dar Colo também benefícia na formação de personalidades,  crescimento, e desenvolvimento cerebral dos bebés.
E só pensarmos: Como e onde os bebes se sentem totalmente  seguros, protegidos e amados? Não é nos braços de seus pais? Em especial, os da Mae? Não é quando estão ao colo? Então, para quê tirar-lhes esta proteçao/segurança,  porque a sociedade e as palpiteiras dizem que  faz mal e os faz ficar mimados? 

Nós tivemos filhos para dar colo, para pegar-lhes ao colo; nao são tapetes para serem colocados no chão, como dizem as palpiteiras " Coloca essa criança no chão, já está crescidinha". rrrsss

Dar mimo e dar carinho/atenção a uma criança são duas coisas distintas. Sou da opinião que, mimar uma criança,  é quando se troca o momento de chamar atenção(diante de uma atitude errada), para dar atenção, como forma de encobrir; é preciso saber separar estes dois momentos; é quando se troca o momento da repreensão perante uma atitude errada, por um excesso de atenção, pois há momento para dar atenção e ha momento para chamar atenção. 
Resumindo, tudo se baseia em equilíbrio! 
Portanto, nao é o dar colo que estraga ou mima uma criança, e sim, a ausencia de repreensão!
E Colo é muito bom, faz bem ao nosso cérebro...  Se nós os adultos gostamos, imaginem os bebés?

Então, dê Colo ao seu filho sim, quantas vezes forem necessárias, e o mais importante, cultive nele as principais virtudes dessa vida, que ele levará para sempre consigo!

Deus abençoe! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo

Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil. Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher. Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada. E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira". "Mãe e Mãe solteira?" Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso. " Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias.  Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha. Preconceito Sempre tem uma coisa ou outra. As pessoas preferem julgar de antemão. Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça. Normalmente ...

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão....

"Mãe qual a senha para falar contigo"?- Seu filho Vs Tecnologia

Vivemos num mundo farto de  novidades, inovação e invenções, tornando as coisas cada vez mais modernas e tecnológicas. A nós, cabe apenas o discernimento de sabermos equilibrar no meio disso tudo e, ter a consciência do que nos é aplicável e o que nao é.  Como combater o mundo tecnológico sobre o mundo infantil? Como resguardar a inocência e a pureza das Crianças no mundo em que hoje vivemos? Primeiramente, precisamos conscientizar que,  um bebe não nasce já a saber o que gosta de comer, e o que não gosta;  quais brinquedos brincar; o que vestir, etc. Com as Crianças tudo é questao de Hábitos. Acredito que as Crianças têm mais necessidades( ainda que não tenham plena noçao das mesmas) do que vontades. Já ouvi comentários do género :  Ele(a) só gosta de brincar com o tablet/ telemóvel;  Ele(a) prefere isto ou aquilo outro;  Ele(a) so quer comer doces;  Passe o dia a ver TV;  Ele(a) não gosta de ir para a cama cedo, dorme muito ...