Avançar para o conteúdo principal

Quem és tu numa festa de Criança? Festas de Crianças e suas etiquetas!






Motivos para comemorar sempre farão parte da rotina de uma família, com a chegada de um filho.

Da gravidez ao nascimento, e do nascimento aos primeiros passinhos;
dos primeiros passinhos ao primeiro aniversário, e então dá-se o início a um novo ciclo de comemorações.

 Bem, hoje vou dar algumas dicas para planear com algum sucesso(rsrsrs infelizmente imprevistos acontecem e nem tudo sai na perfeição) festas de Criança; no caso pode ser o seu filho; sobrinho; irmãos; primos; afilhados etc. 

A quem convidar? Levar presentes ou não? Auto-convidar-se, intimidade a mais ou deselegância? Levar ou não o amigo "não convidado"?  

  Para responder a estes e outros dilemas tão comuns, darei algumas dicas  e etiquetas comportamentais para se estar numa festa de Criança.  

Organizar uma festa custa tempo, paciência; esforço mental;  fisíco e "dinheiro" rsrsrsrsrsrs.

Nestes momentos, apesar da grande euforia da família e amigos, a tensão tenta acompanhar a jornada, ainda que tenha ao seu dispor ajuda de profissionais.
Obviamente que, tendo-os do seu lado, o cansaço e a correria tornam-se menores.
Mas, o coração de mãe,  em especial, não "descansa" até que tudo termine bem e conforme o sonhado. Acredite, eu sei o que estou a dizer rsrsrsrsrsrs.

Tema da festa

Para pais que queiram algo mais temático ou elaborado, embora não sendo uma obrigaçao, pois varia da condição e preferência de cada um. 

Mas, para algo mais "formal" precisa ter tudo  bem delineado, pelo menos com 2 meses de antecedência.
Isto implica saber exactamente o que vai fazer; desde o tema da festa; o investimento;  o local da festa; a lista dos convidados e o buffet.
Atualmente os temas das festas infantis têm sido alusivas às personagens favoritas de séries; filmes; bandas desenhadas etc, portanto basta detectar o que seu filho mais goste.

Uma festa infantil não é a mesma coisa sem um tema popular? É obrigatório?
Não, isto vai de acordo com o gosto de cada um.
Eu fiz a festa da minha filha em homenagem ao mar,á natureza, um tema não propriamente alusiva ás personagens populares, de séries ou bandas desenhadas.
Por ser um bebé de apenas 1 ano, não há como saber certamente os seus gostos ou preferências, por isso optei por um tema real, apálpavel e que representa a natureza- O mar.


Local e horário
É certo que torna-se econômico uma festa feita em casa do que alugar um espaço externo, mas tanto um quanto o outro tem as suas vantagens e desvantagens. Lembrando que, o local  escolhido poderá ser o elemento decisivo sob a lista dos seus convidados. Quanto antes decidir melhor e menos "uma" preocupação.
Deve ser bem explícito(a) quanto ao horário, de forma a evitar o atraso, pelo menos da maioria, se conseguir.

Lista dos convidados 
Como o de costume, familiares e amigos da família e da Criança. Para uma criança de 1 ano ou menos, não tendo ainda "amigos escolhidos", os pais poderão convidar pessoas que demonstram alguma afinidade com a criança, principalmente as que têm crianças na família e as poderão levar. 

Buffet
Deve ser equilibrado, a pensar nas Crianças e nos pais também. Doces; salgados; espetadas de frutas, etc.

Comida de panela é obrigatório, em consideração aos pais? 

Não necessariamente. Habitualmente a festa de criança é marcada para um horário da tarde, ou seja, a hora do lanche mais propriamente.
Tudo que é feito para as Crianças numa festa infatil relativamente ao buffet, acredito servir igualmente aos pais , sem muita diferença. 
Ou será que menu infantil não serve também aos pais? Rsrsrsrsrsrs

A comida de panela é opcional, sem  dúvida que, seria mais trabalhoso, principalmente se não tiver ajuda.

Ajuda de um profissional, gastos a mais ou necessário? 
Para quem percebe mínimamente de decorações e afins, talvez seria um "gasto desnecessário", mas concerteza a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda e reduz a maioria das preocupações.

Entretenimento
Deve haver atividades que entretêm as crianças de alguma forma até á hora de cantar os parabéns.
Se preferir pode contratar profissionais para isso ou encarregar esta função á alguem que sabe como entretê-las, o importante é brincar e se divertir.

Bebidas alcoólicas
Na minha opinião deve ser evitado, á exceção do champanhe para o "brinde"  final(opcional),  e ainda assim deve ser algo bem moderado.


Etiquetas para os convidados 

Confirme sempre a sua presença ou justique a sua "não presença"

Se for Convidado vá. Significa que a família fez questão de sua presença.  Caso não possa comparecer por alguma razão, avise o quanto antes, para que ninguém fique á sua espera, evitando assim a famosa chata frase:
"Onde está o fulano(a)? Vamos apagar a vela, mas o fulano ainda não chegou,  temos que esperar", rsrsrsrsrsrs é muito chato não é?

Seja Pontual
A festa de criança tem hora para começar e terminar.
Procure sempre chegar cedo, á hora marcada.
Ao fim do dia ou até á hora de apagar as velas, as crianças poderão estar exaustas, correndo o risco de elas adormecerem, em especial, o aniversariante.
Portanto quanto mais se atrasar mais probabilidade tem da criança adormecer.

Convidado não convida
Regra básica e simples, porém alguns não a respeita.
A família supostamente está a contar com as pessoas pelas quais foram convidadas, e isto é um fator determinante na quantidade de lembrancinhas, buffet etc.
É deselegante a sua parte;  comprometedor e desconfortável para os anfitriões da festa.
Dê-se por satisfeito(a) de ter sido convidado, ainda que o seu melhor amigo não tenha sido igualmente.

Itens da decoração

Uma das regras básicas, mas alguns aindas se comprometem com ela.

Evite pegar algo da mesa que faça parte da decoração, ainda que seja um simples docinho. Normalmente estes itens são usados no final da festa, após as fotos e dos parabéns.

Os responsáveis pelas crianças devem estar sempre atentos para evitar que as crianças mexam nos itens da mesa decorativa.

Presentes
Caso possa leve sempre uma lembrancinha para a criança, normalmente elas sempre contam com isso, principalmente os mais crescidos.

Não reclame
Não se consegue agradar a todos não é mesmo? Mas como convidado, seja sempre elegante, e dê-se por satisfeito com o que lhe é oferecido, lembre-se que o mais importante é ter sido considerado especial para a ocasião, ou seja, ter sido convidado, pois concerteza alguns não tiveram a  mesma honra.

Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário e  partilhe.
Já cometeu algum gafe  numa festa de criança, como convidado? Conte a sua experiência!















Comentários

A Princesa disse…
Organizar um aniversário dá mesmo algumas 'dores de cabeça' para que tudo esteja bem!
Adorei as dicas, serão úteis quando lá chegar ahah
Beijinho
Rita Teixeira disse…
Que boas dicas! Com um pouco de paciência e alguma criatividade fazem-se coisas bem giras e baratas :)

https://aritateixeira.blogspot.com/
neuza disse…
Excelente post!
Muito informativo!

Muitos beijinhos
MUAH*
Blog | Youtube | Facebook

Mensagens populares deste blogue

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo

Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil. Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher. Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada. E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira". "Mãe e Mãe solteira?" Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso. " Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias.  Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha. Preconceito Sempre tem uma coisa ou outra. As pessoas preferem julgar de antemão. Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça. Normalmente ...

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão....

"Mãe qual a senha para falar contigo"?- Seu filho Vs Tecnologia

Vivemos num mundo farto de  novidades, inovação e invenções, tornando as coisas cada vez mais modernas e tecnológicas. A nós, cabe apenas o discernimento de sabermos equilibrar no meio disso tudo e, ter a consciência do que nos é aplicável e o que nao é.  Como combater o mundo tecnológico sobre o mundo infantil? Como resguardar a inocência e a pureza das Crianças no mundo em que hoje vivemos? Primeiramente, precisamos conscientizar que,  um bebe não nasce já a saber o que gosta de comer, e o que não gosta;  quais brinquedos brincar; o que vestir, etc. Com as Crianças tudo é questao de Hábitos. Acredito que as Crianças têm mais necessidades( ainda que não tenham plena noçao das mesmas) do que vontades. Já ouvi comentários do género :  Ele(a) só gosta de brincar com o tablet/ telemóvel;  Ele(a) prefere isto ou aquilo outro;  Ele(a) so quer comer doces;  Passe o dia a ver TV;  Ele(a) não gosta de ir para a cama cedo, dorme muito ...