Avançar para o conteúdo principal

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?




Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou pela sociedade, e infelizmente a amamentação é um deles.

Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida
do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão).

Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção

E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato, especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa.


Mas, a naturalidade do ato 
 nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas. 
Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão. 
Há quem se incomode por considerar o ato como exibicionismo/exposição; constrangedor ou falta de pudor. 
Nos últimos anos, têm surgido movimentos na tentativa de combater o estigma da amamentação em público.  

Em alguns países como o México, foi proibido o amamentar em público, inclusive com direito a multas,  o que não deixa de ser um completo absurdo, em pleno século XXI face a algo que existe desde sempre. 

Se a mulher anda com decotes ou posar nua logo é moda ou está a ser "profissional".
Á diferença da amamentação, isto não é uma necessidade fisiólogica, apenas um  capricho social. Portanto face a isto não há manifestação ou proibição.

Então porque deveria incomodar a mulher que alimenta ao peito o seu filho, publicamente?
O fato é que alimentar um bebé não se trata de um ato privado ou não, e sim espontâneo, onde não importa o lugar ou as vezes que tiver de o fazer. 
Eu desde sempre,  amamento a minha filha seja aonde for. 
Eu nunca parei para pensar no que os outros poderiam pensar ou opinar conrespeito a isso.  
Sempre a amamentei publicamente com maior naturalidade possível. 
 Eu nunca tive receio ou vergonha de o fazer, afinal trata-se de algo perfeitamente normal. 
Obviamente que, sempre o faço de maneira discreta e respeitosa,
sem  exposições.

Hoje a minha filha tem 15 Meses (1 ano e 3 Meses),  mas ainda a amamento naturalmente, não importa se em público ou não;   sem qualquer receio, vergonha ou constrangimentos, ainda que ela tivesse 5 anos de idade(há Crianças que tardam o processo do desmame)rsrsrs. 


Portanto em qualquer lugar; em pé ou sentada; andando ou parada; na rua ou numa igreja; num lugar simples ou numa sala presidencial, não importa desde que seja de maneira discreta e respeitosa.  

As necessidades fisiólogicas de um bebé não escolhe horas e nem lugar. 

Afinal, quem possuído por uma sede tremenda,  estando na rua, e ao seu dispor uma fonte a centímetros de distância esperaria chegar em casa para beber? 

  Certamente mataria ali mesmo a sua sede, e não se importará se o fizer agachada; deitada; sentada ou em pé.  
Bem, agora vamos ás dicas e etiquetas para quem amamenta em público, especialmente mães de primeira viagem, pois sempre é notório  o nervosismo e o receio de se posicionar  quando tiver de alimentar o filho nos lugares públicos.

Saia vestida para a ocasião
Vale a pena usar peças de amamentação, seja sutiã; tops,; blusas ou vestidos, de forma a facilitar a amamentação publicamente. 
Roupas discretas em que não seja necessário "despir-se" demasiado. 
Uma ótima opção são os vestidos, blusas ou casacos de malha com botões e fechos, tendo aberturas á frente. 
Também poderá optar por peças cruzadas à volta do corpo, como uma capa, poncho ou xaile, que dê para puxar para baixo e tapar-se,  caso não tenha a fralda de pano que habitualmente se usa para manter a discrição nessas horas. 





Porta-bebés


Os chamados cagurus são boas alternativas para amamentar em público enquanto passeia, sem precisar parar ou sentar-se.

Panos de fraldas
Este item é idespensável nos locais públicos quando se trata de amamentação, embora tem mães que não se importam se estão " tapadas" ou não.

 O fato é que á medida em que se vai apanhando a prática, vai se tornar mais fácil amamentar em público, mesmo sem o paninho, mas por precaução e discrição acima de tudo, tenha  sempre consigo um paninho de fraldas ou uma mantinha de espessura leve e suave. 



A Discrição é o melhor acessório

Amamentar uma vida é um dos atos mais sublimes e puros que há, por isso não deveriam existir censuras e preconceitos. 
Porém, torna-se ainda mais puro com um toque de discrição especialmente em lugares públicos. 
Afinal, ninguém é obrigado a olhar para o que não quer rsrsrsrs. 
Portanto seja discreta, certamente evitará olhares maldosos e desnecessários. 

 Gostou do artigo ? Têm algo a contar sobre a amamentação em público? Algo que tenha vivido ou visto , conte-nos ! 






Comentários

Inês Costa disse…
Não consigo mesmo entender quem ache "feio" amamentar um bebé em público, se há necessidades para tal, porque é que não se deve fazer?! Mas também concordo em terem roupas mais práticas ou usar uma fralda por cima, até porque isso dá mais conforto à mãe
Rita Teixeira disse…
Para mim é completamente normal este ato! Um exemplo que dou a muita gente é este "somos mamíferos, logos temos mamas, e nas mulheres é para dar de mamar"

https://aritateixeira.blogspot.com/

Mensagens populares deste blogue

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo

Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil. Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher. Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada. E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira". "Mãe e Mãe solteira?" Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso. " Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias.  Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha. Preconceito Sempre tem uma coisa ou outra. As pessoas preferem julgar de antemão. Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça. Normalmente ...

"Mãe qual a senha para falar contigo"?- Seu filho Vs Tecnologia

Vivemos num mundo farto de  novidades, inovação e invenções, tornando as coisas cada vez mais modernas e tecnológicas. A nós, cabe apenas o discernimento de sabermos equilibrar no meio disso tudo e, ter a consciência do que nos é aplicável e o que nao é.  Como combater o mundo tecnológico sobre o mundo infantil? Como resguardar a inocência e a pureza das Crianças no mundo em que hoje vivemos? Primeiramente, precisamos conscientizar que,  um bebe não nasce já a saber o que gosta de comer, e o que não gosta;  quais brinquedos brincar; o que vestir, etc. Com as Crianças tudo é questao de Hábitos. Acredito que as Crianças têm mais necessidades( ainda que não tenham plena noçao das mesmas) do que vontades. Já ouvi comentários do género :  Ele(a) só gosta de brincar com o tablet/ telemóvel;  Ele(a) prefere isto ou aquilo outro;  Ele(a) so quer comer doces;  Passe o dia a ver TV;  Ele(a) não gosta de ir para a cama cedo, dorme muito ...