Avançar para o conteúdo principal

A febre do Chá de bebé, aderir ou não?



Não precisamos ser todos pais e mães para entender que a chegada de um filho, de um novo integrante da família é naturalmente motivo de comemoração junto de muita alegria.

Obviamente que essa comemoração não significa que deve basear-se únicamente ou exclusivamente em comidas e bebidas, mas é impossível deixar passar em branco não é mesmo? Rsrsrsrs

Desde o primeiro momento em que a mulher descobre a gravidez, inicia-se uma rotina diária de comemoração, emoções face a cada novidade e descoberta ao longo da gestação á chegada do novo membro do lar.

E é justamente a unanimidade entre pessoas que faz esse momento tão único e especial.
Desde a preparação do enxoval de bebé,  a preparação do quartinho e entre outras tantas particularidades.

E por falar em particularidade que envolve a chegada de um bebé, hoje em dia, cada vez mais tem se tornado  comum e febril o popular chá de bebé;  chá de fraldas ou chá revelaçao (o sexo do bebe é conhecido no dia da comemoração).
É uma tradição que, outrora mais conhecido e aderido no Brasil e nos estados unidos como "baby shower", hoje popularmente aderido pelo mundo afora.

Portanto cada vez mais temos mães que aderem a esta tradição, desde memórias mais simples às mais "sofisticadas" ou "ostentadas", dependendo da condição financeira ou preferência/escolha de cada um.


Muito mais do que honrar a popularidade do nome o intuito seria auxiliar os pais a "coroar" a chegada do seu pequenino com um memorável pré-recepçao  de forma a aproveitar os últimos momentos  tranquilamente,  antes do tão esperado momento.

Chá de bebé - Como, quando e o que fazer? 

Habitualmente o chá bebê é feito a partir do 7° Mês da gestação, altura esta em que a barriga da gestante se encontra mínimamente visível e como o elemento destaque nas fotos rsrsrs.
Por volta deste Mês, para uma gravidez saudável e tranquila é oportuno a realização do chá de bebê uma vez que,  esta é a fase mais tranquila da gestante,  após períodos de enjoos e outros mal estares provinientes de uma gestação e antes da chegada do comum cansaço e inchaço da reta final da gravidez.

Chá de bebé no início da gravidez? Essa moda também pega ou seria contar com o Azar? 


Esta questão ficaria ao critério e preferência de cada um.
Na minha opinião não há um" jeito certo", tradicional ou agendado  para comemorar a chegada de um bebé, porque o ato em si já é memorável, seguindo ou não uma tradição.

Há quem faça logo ao início, preferindo o descanso total nas últimas semanas da gestação,  sem ansiedade,  pressão ou cansaço que a preparação de uma festa poderá causar.

Por um outro lado,  há pais que reservam-se ao direito de grandes comemorações para o final da gestação, seguindo a suposta tradição do "a partir do 7° Mês"; o importante seria comemorar, independentemente do jugo tradicional e sem superstições, rsrsrsrsrsrs.

Convite
O convite deve ser feito antecipadamente, para que os  convidados tenham tempo de se programarem; organizar  as suas agendas e preparar os possíveis presentes.
Aconselharia uns 2 meses de antecedência e ir relembrando rsrsrs, pois há sempre um que se esquece, rsrsrsr.
 O convite  pode ser feito presencialmente;  impresso ou digital, o que preferir.


Local e horário 
Preferencialmente um horário da tarde para "honrar o nome popular"- "CHÁ",  rsrsrsr,  e para que todos possam desfrutar ao máximo o momento em si e da companhia um do outro.
Eu sou muito a favor do"cantinho familiar" para estas ocasiões, sem falar que os presentes e os itens da festa ficariam tudo ali mesmo,  arrumados,sem se dar ao trabalho de transporta-los,  se fosse realizado "fora". Mas óbvio que, depende da preferência e condição de cada um.

A quem convidar?  
Nesta hora poderá surgir a comum dúvida a quem convidar; se deve convidar mais pessoas mães ou não e  a intrigante questão se deve ou não incluir as crianças.
Não existe uma regra tradicional, sobre a quem deve convidar para o chá de bebé, desde que sejam pessoas próximas a si,  como familiares e amigos, os quais poderão dividir consigo a alegria da chegada do seu pequeno.

Crianças podem participar? 
Podem, desde que devidamente instruídas, principalmente com as decorações, rsrsrsrsrsrs.
 No meu chá de bebé optei por não ter Crianças, com direito ao aviso prévio aos pais, rsrsrsr, com a exceção daqueles que não tinham com que deixar os filhos obviamente.
Ao contrário da festinha de Criança, penso que o chá de bebé tem o ar mais juvenil, a começar pelas brincadeiras; conversas e ao ambiente em si.

Lista de presentes, o que pedir? Exigências ou obrigações
Os convidados devem sentir-se á vontade, pois sempre haverá alguém "desprevenido",  sem condiçoes para oferecer um presente por mais simples que seja, e não se lamente por isso ou tratá-lo com "menos "consideração,  caso não o possa fazer.

Faça uma lista do que mais precisa ou dos itens que estejam em falta para o seu enxoval;

 Lembre-se de ser generosa na sua lista, rsrsrsr e que os convidados não são obrigados a contribuir para a preparação do enxoval do seu bebê.

Se preferir encarregue a alguém esta função ou faça você mesma.

Prefira itens  que mais fazem falta ou que sejam mais usados pelos bebés nos primeiros meses de vida.

Como convidado, havendo condições, tenha sempre a elegância de preparar um presentinho por mais simples que seja, quando vai a um chà de bebé, claro que , não havendo condições é perfeitamente compreensível, e jamais se sinta cobrado ou mal por isso. 
Evite levar para o chá de bebé roupas ou itens outrora usados como presentes, além de ser deselegante, pode ser constrangedor para si, para os pais e convidados.

Caso queira oferecer presentes do gênero, ainda que estejam em um "bom estado",  faça-o em uma outra oportunidade, preferencialmente tenha o cuidado de se informar junto dos pais sobre a questão, pois há pais que poderão não gostar ou tomar como falta de consideração.

Consideraçoes finais:

Nunca se deixe levar pela pressão da moda ou da tradição para honrar as suas "consciências",  forçando a sua situação financeira em nome de um nome popular/tradicional.
Tudo fica memorável e belo mediante as nossas condições.


Gostou do artigo? Recomendaria?
Deixe o seu comentário.

  

Comentários

Paulo Cabral disse…
Penso que seja importante realizar o chá das mulheres festejar a chegada de um novo membro na família, com este pequeno convívio a mãe mostra que dá muito valor ao membro novo
neuza disse…
Grande verdade.
Com amor faz-se tudo

Mensagens populares deste blogue

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo

Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil. Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher. Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada. E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira". "Mãe e Mãe solteira?" Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso. " Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias.  Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha. Preconceito Sempre tem uma coisa ou outra. As pessoas preferem julgar de antemão. Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça. Normalmente

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão.  Há quem se incomode por considerar o ato

Quem és tu numa festa de Criança? Festas de Crianças e suas etiquetas!

Motivos para comemorar sempre farão parte da rotina de uma família, com a chegada de um filho. Da gravidez ao nascimento, e do nascimento aos primeiros passinhos; dos primeiros passinhos ao primeiro aniversário, e então dá-se o início a um novo ciclo de comemorações.   Bem, hoje vou dar algumas dicas para planear com algum sucesso(rsrsrs infelizmente imprevistos acontecem e nem tudo sai na perfeição) festas de Criança; no caso pode ser o seu filho; sobrinho; irmãos; primos; afilhados etc.  A quem convidar? Levar presentes ou não? Auto-convidar-se, intimidade a mais ou deselegância? Levar ou não o amigo "não convidado"?     Para responder a estes e outros dilemas tão comuns, darei algumas dicas  e etiquetas comportamentais para se estar numa festa de Criança .   Organizar uma festa custa tempo, paciência; esforço mental;  fisíco e "dinheiro" rsrsrsrsrsrs. Nestes momentos, apesar da grande euforia da família e amigos, a tensão tenta acompanhar a jor