Avançar para o conteúdo principal

Avós -"Mais mimos e menos "burocracia"? - Os filhos ao cuidado delas!




Olá!
Quem nunca falou ou  ouviu o dilema de que as avós mimam muito as crianças?  Mas será que é bem assim? Será este  o "receio" das  mães que optam  pela creche precocemente? rrrsssss

Voltamos novamente com o tema - "Acabou a minha licença de maternidade e agora?" Hoje vamos dar dicas para as mães que preferem confiar o cuidado dos seus filhos às avós essencialmente bebes antes dos 2/3 anos.

Escolher tanto creches quanto Avós ou Amas nunca é uma decisão fácil. Envolve uma série de inconvenientes e muita das vezes ideias pré-formadas e "mistificadas".
Ambas as opções sempre têm fatores positivos e negativos também.

Seja qual for a decisão o importante é ver  o Crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos em todos os sentidos de maneira segura e feliz.

Não há uma "melhor opçao"; hà casos e casos; há Crianças e Crianças e cada uma com as suas necessidades.

 Nem sempre a creche està em mais vantagem que as avós/amas e vice-versa.
Sempre teremos fatores positivos e negativos em ambas as situações como em tudo na vida.

Obviamente que nada se compara ao ambiente familiar; ao aconchego e ao cuidado dos da nossa casa. Embora fora dele também somos capazes de construir laços familiares, inclusive dentro das creches.

Infelizmente não são todas as mães que têm o privilégio de deixar o cuidado do seu bebe às avós.
Confesso que a minha mãe ajudou-me bastante com a minha filha quando mais precisei, durante 1 semana e foi fantástico, tanto para a minha filha quanto para ela.

"Infelizmente" a minha mãe vive em um outro país e tem a vida dela, e compreendo perfeitamente.
Se já fosse aposentada é que era booom rrrrsssss!

Porque as avós?

São pessoas altamente experiêntes e tornam-se verdadeiras educadoras;
Acabam por se tornar "mães duplamente"; sempre querem o bem e o melhor para os nossos filhos/seus netos.
Vínculo familiar, cultural e fortes influências nos primeiros anos de vida de uma criança.

O que deve ter em conta ao escolher as avós?

A idade/ Saúde

 É fundamental ter em conta a idade; a condiçao física e  psicológica. Existem avós que a uma determinada idade já não têm muita paciência para cuidar de crianças ainda que sejam netos;

Conceitos

As avós têm alguns conceitos "antigos"  que precisam ser atualizados. Antigamente os Bebés comiam de tudo desde muito cedo, e para as avós uma criança feliz e saudável é uma criança que come de tudo e "gordinha" de preferência,  por isso querem "empanturrar os netinhos rrrrsssss

Mania da automedicação

As avós têm a mania da "automedicação" rrrsss, então precisa explica-las que as medicações do netinho só com a indicaçao e prescrição médica, rrrssss.

O que resultou há décadas atrás pode não mais funcionar nos dias de hoje rrrrsssss.
Não é nada fácil explicar isso a elas, porque querem ser médicas á" força toda" rrrrsssss!
Por isso, as mães precisam atualizar informações às avós sobre como tudo funciona nos dias de hoje;

Tradiçoes

"Rituais" ; coisas que já estão completamente "ultrapassadas" rrrsss.
"Tem que fazer usar isto; meter aquilo; para o bebé não ser assim assado e cozido",  Blà blà blà

Acompanhar as consultas do neto

Em uma das consultas do seu filho se puder leve a avó para obter algumas orientações/recomendações médicas;

Desautorização

Aqui entra o dilema de muitos afirmarem que as avós "mimam" muito as Crianças.
A educação das crianças cabe exclusivamente aos pais e não é uma tarefa fácil porque envolve muitos critérios.

Neste caso é uma questão de comunicação; orientar e estar atenta às regras para que não sejam excessivamente diferentes das suas e para que não se anule ou desautorize umas às outras.

E acredite, o cuidado delas, sendo bem orientadas são verdadeiras educadoras e a melhor preferência, principalmente para um bebe de colo.

Meu conselho de Mãe:

As avós não são obrigadas a tomar conta dos netos só por questão de aposentadoria ou por terem mais tempo livre.
Há uma dada altura muitas querem "descansar" devido á idade e porque o papel delas já foi " feito" que foi justamente cuidar de si.
Obviamente que tendo condição sempre ajudam e muito, mas de livre espontânea vontade e sem sobrecarrega-las.

O que achou deste artigo? Não se esqueça, deixe o seu comentário e partilhe com as mães!


Não perca amanhã mais um tema aonde estaremos a falar sobre a escolha das AMAS!

Siga a nossa página do facebook : Na Pele de Mae

Até lá!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Se eu soubesse não teria feito tanto esforço"- Juliana Silva fala sobre o aborto!

Elas são a fortaleza em pessoa,  mulheres guerreiras;  corajosas e completamente destemidas;  preparadas para  enfrentar  "tudo",  menos a perda de um  filho, e lidar com a memória de:  "Eu já fui Mãe" ou "eu fui quase mãe". Para muitas, a imagem de um filho   chega a ficar apenas na imaginação. Sonhos interrompidos por vezes ao início; meio e incluive, ao final da gestação, como em alguns casos infelizmente. E fica a dor da memória: " Eu perdi um filho"/"Eu fui mãe". A maioria não fica só pela dor, como carrega consigo a terrível sensação de fracasso e de "culpa". De uma "semente" a um embrião e de embrião a um feto. Infelizmente, esta ordem natural de uma gestação não se conclui para muitas mulheres, cujo maior sonho é carregar por 9 Meses um filho em seu ventre, e esperar que nasça, para assim tê-lo em seu colo. Uns a "favor" e outros "contra"; interrompe sonhos ou "pesadelo

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo

Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil. Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher. Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada. E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira". "Mãe e Mãe solteira?" Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso. " Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias.  Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha. Preconceito Sempre tem uma coisa ou outra. As pessoas preferem julgar de antemão. Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça. Normalmente

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão.  Há quem se incomode por considerar o ato