Avançar para o conteúdo principal

"Acabou a minha licença de maternidade e agora?" A creche será a única melhor opção?


Está a chegar aquela fase angustiante em que o seu "grudinho" terá que desgrudar-se por algumas ou longas horas de si? E nao sabe a quem confiar o seu pequenino?

Quando se aproxima o término da licença de maternidade muitas são as tensões vividas pelas mães.

O medo e a insegurança causados pela "separação" de algumas horas e da nova rotina são os maiores receios e preocupações iniciais de uma mãe ao escolher com quem e aonde deixar o seu filho.

 Estamos de volta e hoje com um tema super interessante. E mais interessante ainda foi ver através de  uma sondagem feita,  mulheres que ainda nao sao Mães mas já têm alguma preferência a quem"entregar" futuramente o cuidado dos seus filhos quando tiverem de regressar às atividades profissionais.

A maioria das mulheres e mães optaram por Creches/berçário, e confesso que fiquei surpresa rrss.  Mas será de fato  "unica melhor opção?


Referências iniciais

Certamente nós as mães começamos com as mais básicas referências como:  Opiniões de amigos; visitamos várias instituições; fazemos entrevistas e comparamos as temíveis mensalidades rrrsss.

Algumas  são mais "radicais" nas suas escolhas outras nem tanto, apenas querem um lugar ou uma pessoa que se disponibilize a olhar pelo seu filho enquanto exerce as suas obrigações profissionais.

Mas acredito que,  o receio da escolha da  maioria tem a ver com o cuidado que cada instituição tem com os pequeninos.

Vale a pena frisar que,  nao é so procurar um lugar que cuide bem dos nossos filhos, mas também que tenham á disposição bons profissionais, pessoas que  ensinem os os nossos filhos;  que têm paixão pelo que fazem, e  com um simples gestos são capazes de nos mostrar isso.

O meu "choque" de mãe

Eu cheguei a visitar algumas instituições antes da "obrigada" decisão de deixar a minha filha numa creche,  e pude ver algumas simplesmente como "armazéns de Crianças".

Os meus olhos chocaram-se e não quis acreditar que existem lugares tão "desprezíveis" ao cuidado das Crianças e os pais a se sujeitarem a tal condição.
 Infelizmente, acredito eu que existem pais que se viram "obrigados" financeiramente a deixar o cuidado dos seus filhos em certos e determinados lugares que não deveriam sequer estar em actividades.

Particularmente,  jamais deixaria a minha filha aos cuidados de instituição como estas, pois não têm o preparo necessário que deveriam ter ou que pelo menos eu "exijo " como mãe;  afinal de contas, pagamos para que exerçam as suas funções em que alegadamente afirmam fazer por "amor".

Por esta razão, eu estive semanas em casa, á procura de algo melhor e adequado para a minha filha,  correndo "riscos" de perder o emprego, mas tive que escolher entre a segurança e o bem-estar da minha filha e o trabalho.

Inconsequência? Talvez sim e talvez não! Eu sou da opinião que existem coisas que o trabalho "repara" e outras que o dinheiro que trazemos dos dias de trabalho não repara e nem recupera jamais - Uma Criança bem cuidada,  plena e  feliz.

Uma das principais vantagens da Creche para mim: 

A Criança tem um ritmo mais "avantajado" de desenvolvimento e aprendizado;

A Criança aprende a socializar-se mais rapidamente através de contato com outras Crianças, criando-se assim uma certa autonomia  e instinto de partilha .

Desenvolvimento afetivo;

Aceitação de mudança.

Sinais vistos na minha filha: 

A minha filha teve a sua primeira experiência com a creche aos 8 Meses. No segundo dia da creche pude me aperceber que ela estava mais expressiva; "faladora" rrrsss, batia mais palmas e parecia que voltava de lá a cantarolar  lá á linguagem dela rrrsss.

Desvantagens da Creche para mim: 


Algumas ou a maioria são de carácter meramente comercial;

Discordo de certos protocolos apesar de os respeitar.

Eu não concordo de o motivo de um bebê de 8 meses ausentar-se por um período de 5 dias ser somente por motivos de doenças, do contrário anula-e a matrícula, não aceitando um simples motivo da mãe querer ficar com o filho em casa por alguma razão. 

Emocionalmente é stressante e desgastante para eles devido a muitas horas que passam longe dos pais; 

O bebés precisam exclusivamente de atençao, e lá terão que dividi-la com outras crianças; 

Estao mais vulneráveis  a apanhar doenças, pois um bebê só a partir dos 3 anos tem o seu sistema imunológico totalmente formado, por isso medicamente é aconselhável deixar os filhos na creche a partir dos 2/3 anos de idade.

Abaixo de, um bebê está sujeito a apanhar 14 resfriados por ano estando numa creche, e o comum e normal neles sao 8 por ano.

Em resposta as escolhas das pessoas através das sondagens feitas pelas redes sociais, escolhendo a Creche,
deixo-vos  algumas dicas a ter  em conta ao deixar o cuidado do seu filho a uma creche:

Acesso

Ter em conta que o acesso a instituição seja facilitada, longe de zonas poluídas e ruidosas;

Protocolos

Ver como é o processo de admissão:  ver os protocolos e se o regulamento interno é oferecido aos pais;

Ver o que inclui dentro das mensalidades;

A entrada da instituição deve ter um  placard com horário de funcionamento; quadro do pessoal e menu semanal das Crianças;

Procurar saber se a instituição dispõe de uma nutricionista, pois é importante ter para a vigilância respectivamente às refeições das Crianças;

QUESTIONE TUDO se for preciso, tudo tem que estar em "pratos limpos". Existem instituiçoes que nao facultam informações com clareza;

Funcionárias/educadoras

 Ver como as crianças sao agrupadas por salas e quantas sao atribuídas por cada educadora; informar-se se as mesmas São formadas e devem de o ser;

Qualidade do local e higienizaçao

Verificar se a Creche dispõe de luz solar ou minimamente deve ser um local arrejado e nao fechado;

Proteçao local

Informar-se sobre situaçoes de perigos e como procede a instituiçao:  Planos de incêndio; alarme; e em casos de doenças ou acidentes; ver se estão sinalizadas as saídas de emergências.

 Ver se pode ir buscar o seu filho a qualquer hora.

Para quem optar pela creche o ideal é fazer a inscrição ainda grávida ou logo após o nascimento do bebê para assim garantir vaga,  pois elas tendem a ser limitadas na maioria das Creches.

E para terminar deixo-vos um Conselho de mãe: 


Se tiver uma AMA de extrema confiança sua e da família; avós com capacidades físicas; psicológicas e disponibilidade não opte pela creche tão precocemente. "Laços pedagógicos" são meros complementos, e até aos 2/3 nao fará falta concerteza. 


Fique atenta no artigo de amanhã aonde estaremos a falar sobre a opção de escolher uma Ama/Avós .


O que achou deste artigo? Tem alguma coisa a acrescentar sobre Creches? Experiências? Com quem deixou  ou vai deixar o seu filho ? Deixe nos comentários.
Vemo-nos amanhã!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A polémica dos furos! Furar orelha a bebés, sim ou não?

Quando o assunto  atende pelo nome de  "furos", mais própriamente, furar orelhas a um bebé ou criança, a polémica surge de imediato rrrsss. Sao várias as opiniões que debatem este tema .  Por um lado temos mães que consideram o ato perfeitamente normal, como há aquelas que o relacionam ao "maltrato á Criança", e há quem vá um pouco mais longe em afirmar ser uma  espécie de "mutilação", o que particularmente discordo, mas respeito a opinião de cada um.  Afinal, com que idade se pode furar orelhas?  Aonde e quem o deve fazer? É seguro? Causa algum tipo de dor ou desconforto?   Primeiramente, a decisão de furar orelha ao bebê ou criança parte únicamente dos pais que devem estar conscientes de alguns riscos iminentes, como alergias ou inflamação quando numa idade muito prematura e sem o devido cuidado.  Idade Não há uma idade "certa", trata-se simplesmente de uma decisão pessoal dos pais . Há quem o faça logo ao nascimento do bebê, s

"Porque choro se estou feliz?" O meu pós-parto!

Não seria justo relatar experiências de Mães sobre o pós-parto, e eu como Mãe não relatar a minha, não é mesmo? Rrrssss Na semana passada tivemos  relatos incríveis sobre o pós-parto,  que serviram de inspiração para muitas mulheres.  Por isso, se você ainda viu, corre lá para acompanhar tudo o que se passou na semana passada.  Por agora, veja o meu relato de como foi o meu pós-parto.  Hoje, eu me coloco na "pele de Mãe". Rrsss! Sou mãe há 8 Meses, da pequena Sasha.   Pós-Parto Hoje eu pergunto-me se seríamos suficientemente fortes e  preparadas para desempenhar esta funçao(ser Mãe), se não passassemos pelo pós-parto, por esse "estágio" conturbado", mas importantíssimo para dar existência a um vínculo que será eterno entre Mãe e filho.  Minha maior dificuldade:  De início, as dificuldades foram muitas: o início da amamentação(Com a "subida do leite"); dificuldade para andar devido aos pontos no local da cirúrgia, pois eu

O parto bom é o parto natural?

A vinda de um filho é um episódio  único e especial na vida dos pais, como falamos no post anterior. Apesar da enorme expetativa, o fato é que, há medida em que a gestação avança e se aproxima  do grande dia,  aumentam as dúvidas e os receios, e o parto é um deles, rsrsrsrsrsrs. Queremos ter filhos, e que venham fortes e saudáveis, porém, a ideia de enfrentar o temível parto é assustadora, não é mães?  rsrsrsr. A maioria das mulheres afirmam sentir medo do parto, das dores provocadas pelas contrações e da pressão física envolvida no trabalho que é trazer um filho ao mundo. Mas não há como se livrar dele não é mesmo? Rsrsrsrsr E é extamente nestas horas que entra o conflito de pensamentos: Parto normal ou não?  Por um lado temos mulheres que defendem o parto natural como a melhor e "única" opção( apesar de  doloroso) pelos seus muitos benefícios, e um deles  é a rápida recuperação. Por um outro lado temos mulheres que "escolhem" a data, a hora e o