Avançar para o conteúdo principal

"Porque choro se estou feliz?" O meu pós-parto!

Não seria justo relatar experiências de Mães sobre o pós-parto, e eu como Mãe não relatar a minha, não é mesmo? Rrrssss
Na semana passada tivemos  relatos incríveis sobre o pós-parto,  que serviram de inspiração para muitas mulheres. 
Por isso, se você ainda viu, corre lá para acompanhar tudo o que se passou na semana passada. 

Por agora, veja o meu relato de como foi o meu pós-parto. 
Hoje, eu me coloco na "pele de Mãe". Rrsss!

Sou mãe há 8 Meses, da pequena Sasha. 
 Pós-Parto

Hoje eu pergunto-me se seríamos suficientemente fortes e  preparadas para desempenhar esta funçao(ser Mãe), se não passassemos pelo pós-parto, por esse "estágio" conturbado", mas importantíssimo para dar existência a um vínculo que será eterno entre Mãe e filho. 

Minha maior dificuldade: 

De início, as dificuldades foram muitas: o início da amamentação(Com a "subida do leite"); dificuldade para andar devido aos pontos no local da cirúrgia, pois eu tive um parto cirúrgico (parto Cesárea) e algumas vezes, eu andava "agachada" por não conseguir posicionar-me em pé de forma erecta. 

 Eu tive também muitas dificuldades em encontrar posições confortáveis para dormir: Não podia dormir de barriga, pois tinha o peito inchado e dolorido, que mais pareciam "pedras" no lugar de seios, rrrrsss, e aos pontos no local da cirurgia. 
Por alguns dias a posição adequada, embora nada confortável, era dormir quase que sentada(recostada). 

Além das noites mal dormidas; sono acumulado e ao acordar "assustar-se com a sua própria imagem, mas satisfeita porque a minha filha acordava alimentada, forte e saudável. 


Ajuda

Eu tive a ajuda da minha mãe que tirou  férias para essa finalidade e, do meu esposo que ficou um Mês comigo em casa. 
Eu tive também uma madrinha que me foi bastante útil após o regresso da minha  mãe á França. Portanto, ajudou-me bastante.
Eu só me preocupava em me alimentar e alimentar a minha filha. 
Neste aspecto, eu estive descansada, e isto me foi de grande valia. 
A eles daria nota máxima porque foram incansáveis comigo. 

Amigos/familiares

A alguns daria um 7 numa "escala de 0 a 20". 
Na altura eu "estranhei" a atitude e a reação de alguns, pela indiferença, e supostamente não eram "amigos quaisquer". 
 Infelizmente, alguns  ou a maioria "desaparecem" nessas horas, apenas deixando-nos um recado: "Não nos tinham em tao alta consideração" .
Mas tem sempre aqueles que ficam e para florescer ainda mais a amizade. 

Emocional/ psicológico

Eu tive a minha gestação no auge da minha juventude, onde por meio das minhas convicções, eu estava estável em todos os sentidos, emocional, psicológica e acima de tudo, espiritual. 
Tanto que foi a base de tudo, permitindo viver essa fase com sabedoria e equilíbrio. 

Por um outro lado, é uma fase controvérsia, as emoções estão á flor da pele: Você não sabe se olha para si, se olha para o bebê ou se olha para o que está a acontecer ao redor, como as dores do ponto cirúrgico; o peito cheio e dolorido; sono acumulado, etc. 
Você fica em segundo plano.

Sim, eu chorei algumas vezes, por medo do "desconhecido", por se tratar de uma fase nova. 
Ao sair da maternidade e se questionar : "E agora?  Como vai daqui para a frente; será que serei uma boa mãe? Será que vou dar conta disso?" E vem o medo de falhar, de se sentir Incapaz, etc. 

Eu sabia que não teria depressão pós-parto,  só não estava preparada para chorar sem motivos, e em meia a tanta felicidade/Eu me perguntava:"Porque estou a chorar?" O fato é que eu nao estava preparada para algo que "contrariasse" a minha alegria do momento, , por isso fazia -me confusão chorar! 
Por isso,  eu me via em lágrimas, não de tristeza propriamente, mas pelo medo e devido aos hormônios da gravidez, que nesta fase ainda estão"intactos"(um dos motivos porque as mulheres ou a maioria delas choram sem "motivos" nessa fase) .
A maioria dos casos não se trata de uma depressão pos parto, mas uma reação normal do próprio corpo nesta fase. 

Mudança radical

Sem dúvida, a visao; a mente e os pensamentos. 
E, não me arrependo de nada, porque foi uma escolha minha, de forma consciente e sempre quis faze-lo, e com " os pés  bem assentos no chão". 

Conselho

Façam tudo com os pés bem assentos no chão. 
O amor maternal é construído no dia-a-dia, nos abraços, no toque, no cheiro, no contato pele a pele, pois é assim que vai colorir essa fase acizentada. 









Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Eu disse NÃO e ponto"!

Quantas vezes você já disse " Não " ao seu filho? Quantas vezes já recusou os seus pedidos? Vontades? Talvez milhares de  vezes, rrsss! Eu penso que ser Mãe é assim: Viver a se equilibrar entre os " SIM " e os " NÃO " que concedemos aos nossos filhos. Os " Nao's " e " Sim's " necessários obviamente. Mas, tanto " Sim " quanto " Não " precisam ser "explicados". Voce explica ao seu filho o porquê do seu " Sim "? O porquê do seu " Nao "? Como assim?  Você apenas diz" Eu disse " Não" porque "Não", e porque eu mando"? Eu disse que " Sim " porque " Sim "? Este parece ser o Lema preferido dos Pais: "  Porque eu mando! !", rrrssss!  Mas será que é bem assim? Será isto suficiente para que os filhos se submetam ás nossas decisões? Ou para que reconheçam em nós alguma autoridade? Ou estaríamos nós a fazer "mal&quo

A polémica dos furos! Furar orelha a bebés, sim ou não?

Quando o assunto  atende pelo nome de  "furos", mais própriamente, furar orelhas a um bebé ou criança, a polémica surge de imediato rrrsss. Sao várias as opiniões que debatem este tema .  Por um lado temos mães que consideram o ato perfeitamente normal, como há aquelas que o relacionam ao "maltrato á Criança", e há quem vá um pouco mais longe em afirmar ser uma  espécie de "mutilação", o que particularmente discordo, mas respeito a opinião de cada um.  Afinal, com que idade se pode furar orelhas?  Aonde e quem o deve fazer? É seguro? Causa algum tipo de dor ou desconforto?   Primeiramente, a decisão de furar orelha ao bebê ou criança parte únicamente dos pais que devem estar conscientes de alguns riscos iminentes, como alergias ou inflamação quando numa idade muito prematura e sem o devido cuidado.  Idade Não há uma idade "certa", trata-se simplesmente de uma decisão pessoal dos pais . Há quem o faça logo ao nascimento do bebê, s

Avós -"Mais mimos e menos "burocracia"? - Os filhos ao cuidado delas!

Olá! Quem nunca falou ou  ouviu o dilema de que as avós mimam muito as crianças?  Mas será que é bem assim? Será este  o "receio" das  mães que optam  pela creche precocemente? rrrsssss Voltamos novamente com o tema - "Acabou a minha licença de maternidade e agora?" Hoje vamos dar dicas para as mães que preferem confiar o cuidado dos seus filhos às avós essencialmente bebes antes dos 2/3 anos. Escolher tanto creches quanto Avós ou Amas nunca é uma decisão fácil. Envolve uma série de inconvenientes e muita das vezes ideias pré-formadas e "mistificadas". Ambas as opções sempre têm fatores positivos e negativos também. Seja qual for a decisão o importante é ver  o Crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos em todos os sentidos de maneira segura e feliz. Não há uma "melhor opçao"; hà casos e casos; há Crianças e Crianças e cada uma com as suas necessidades.  Nem sempre a creche està em mais vantagem que as avós/amas e vice-vers