Avançar para o conteúdo principal

"Não existe Mãe solteira, existe uma Mãe"! Relato de uma jovem Mãe- Kátia Gonçalves



Olá meus queridos e queridas!
Voltamos novamente com novidades aqui no blog, esta semana sob o quadro "Sou Mãe solteira". Por isso, fiquem ligados e acompanhem as experiências de mulheres incrivelmente corajosas que vão passar por aqui.

Após semanas de experiências motivadoras partilhadas aqui no Blog sobre a maternidade, tendo as Mães "na pele de mãe" e os pais na "pele de pai", chegou a hora de ouvirmos a versão das mães que fazem o papel duplo simultaneamente (o de Mãe e pai)!

Seria mais fácil e menos preconceituoso se fosse chamada de "Mãe e solteira", mas as pessoas e a sociedade preferem  designá-la de "Mãe Solteira", como se não tivessem as mesmas funções ou responsabilidades que toda e qualquer mãe tem.

Porventura existiria "Mãe" e "Mãe solteira"? O ser solteira  não seria designação de "estado civil"?

Para resposta a estas questões vamos ver o relato desta jovem Mãe - Kátia Gonçalves -28 anos, mãe do pequeno Rafael.
Acompanhe!

 Mãe e Mãe solteira?

 Mãe é Mãe! Seja ela solteira ; casada ou  divorciada vai ser sempre MÃE.
Supostamente "solteira" é um estado civil.
Não se ouve dizer" MÃE divorciada" ou "MÃE casada"!
 Intitular-se de "Mãe solteira" é uma forma que  as pessoas e a sociedade arranjaram  para diminuir a mulher, porque não se é "menos mãe" por ser solteira, ou melhor por ser casada, é-se MÃE e ponto final!

"Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias?

 Eu acho que para a mulher nunca é uma opção ser "Mãe solteira", mas as circunstâncias da vida por vezes obriga a tal...

Discriminação

Não Sofri isso, mas por vezes noto alguns olhares reprovadores!

Dificuldades

 Eu sou mãe solteira desde que o meu filho nasceu,  por isso sempre fiz os dois papéis, não  sei dizer se seria mais fácil com a ajuda dele, talvez sim, ou talvez seria inútil.
Eu tento encarar tudo de forma positiva,  porque tenho ao meu cuidado a melhor coisa do mundo que é o meu FILHO😍

"Mãe onde está/mora o pai?"

Esta foi a parte mais difícil, custava-me imenso quando ele me perguntava isso, e eu tentava explicar mas não era nada fácil, e isto durante
os 2/3 anos dele.
 Mas agora com 5 anos ele já percebe a situação.

Algum arrependimento? 

 Eu não me arrependo de nada, porque se me arrependesse  estaria a negar o meu passado.
E é devido ao meu passado que hoje tenho o meu filho, o melhor que me podia ter acontecido, sem dúvidas!
Eu fui mãe muito jovem, e não foi fácil, não posso dizer  dizer que tudo foi lindo, não não foi...
Debati-me várias vezes se seria capaz de cuidar  de uma criança sozinha, se seria uma boa Mãe e se daria "conta do recado"!

Ajuda

 Eu tive muita ajuda da minha mãe. E isso facilitou bastante o processo.

Do que sentiu falta como mulher/Mãe?

Eu senti falta das noites bem dormidas, rrrsss e talvez de fazer  "tudo" do meu jeito e vontade,  mas quando nos tornamos mães temos de nos habituar a nova rotina e viver a nova realidade.
 Aprendemos a ser mães, porque não tem um manual para nos ensinar isso.

O que dizem os olhos do teu filho
"Mãe és linda, adoro-te e és a melhor mãe do mundo!"
E não só os olhos, rrrsss porque ele faz questão de dizer-me e é tão bom ouvir isso dele, porque faz-me sentir que afinal estou a me sair bem neste meu papel de MÃE/PAI.


De "solteiro(a) para solteiro(a)"

"Está solteira e é Mãe? Não é o fim do mundo, então faça  do (s) teu(s) filho (s) a sua prioridade.

Quando uma mulher e um Homem  terminam um relacionamento, não se pode esquecer do filho, e deixar o cargo somente aos cuidados de um.

O pai que "ausenta" da vida do filho após o término de um relacionamento está a " perder a melhor parte", porque só saímos a ganhar e é gratificante demais quando vemos a evolução dos filhos a cada dia.
Além de aprendermos muito com eles.
E a vocês "mães solteiras",  cuidem-se, porque para que o filho esteja bem, vocês precisam estar bem em primeiro lugar.
E amem muito os vossos filhos.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A polémica dos furos! Furar orelha a bebés, sim ou não?

Quando o assunto  atende pelo nome de  "furos", mais própriamente, furar orelhas a um bebé ou criança, a polémica surge de imediato rrrsss. Sao várias as opiniões que debatem este tema .  Por um lado temos mães que consideram o ato perfeitamente normal, como há aquelas que o relacionam ao "maltrato á Criança", e há quem vá um pouco mais longe em afirmar ser uma  espécie de "mutilação", o que particularmente discordo, mas respeito a opinião de cada um.  Afinal, com que idade se pode furar orelhas?  Aonde e quem o deve fazer? É seguro? Causa algum tipo de dor ou desconforto?   Primeiramente, a decisão de furar orelha ao bebê ou criança parte únicamente dos pais que devem estar conscientes de alguns riscos iminentes, como alergias ou inflamação quando numa idade muito prematura e sem o devido cuidado.  Idade Não há uma idade "certa", trata-se simplesmente de uma decisão pessoal dos pais . Há quem o faça logo ao nascimento do bebê, s

Avós -"Mais mimos e menos "burocracia"? - Os filhos ao cuidado delas!

Olá! Quem nunca falou ou  ouviu o dilema de que as avós mimam muito as crianças?  Mas será que é bem assim? Será este  o "receio" das  mães que optam  pela creche precocemente? rrrsssss Voltamos novamente com o tema - "Acabou a minha licença de maternidade e agora?" Hoje vamos dar dicas para as mães que preferem confiar o cuidado dos seus filhos às avós essencialmente bebes antes dos 2/3 anos. Escolher tanto creches quanto Avós ou Amas nunca é uma decisão fácil. Envolve uma série de inconvenientes e muita das vezes ideias pré-formadas e "mistificadas". Ambas as opções sempre têm fatores positivos e negativos também. Seja qual for a decisão o importante é ver  o Crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos em todos os sentidos de maneira segura e feliz. Não há uma "melhor opçao"; hà casos e casos; há Crianças e Crianças e cada uma com as suas necessidades.  Nem sempre a creche està em mais vantagem que as avós/amas e vice-vers

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo

Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil. Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher. Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada. E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira". "Mãe e Mãe solteira?" Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso. " Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias.  Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha. Preconceito Sempre tem uma coisa ou outra. As pessoas preferem julgar de antemão. Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça. Normalmente