Avançar para o conteúdo principal

"Não existe Mãe solteira, existe uma Mãe"! Relato de uma jovem Mãe- Kátia Gonçalves



Olá meus queridos e queridas!
Voltamos novamente com novidades aqui no blog, esta semana sob o quadro "Sou Mãe solteira". Por isso, fiquem ligados e acompanhem as experiências de mulheres incrivelmente corajosas que vão passar por aqui.

Após semanas de experiências motivadoras partilhadas aqui no Blog sobre a maternidade, tendo as Mães "na pele de mãe" e os pais na "pele de pai", chegou a hora de ouvirmos a versão das mães que fazem o papel duplo simultaneamente (o de Mãe e pai)!

Seria mais fácil e menos preconceituoso se fosse chamada de "Mãe e solteira", mas as pessoas e a sociedade preferem  designá-la de "Mãe Solteira", como se não tivessem as mesmas funções ou responsabilidades que toda e qualquer mãe tem.

Porventura existiria "Mãe" e "Mãe solteira"? O ser solteira  não seria designação de "estado civil"?

Para resposta a estas questões vamos ver o relato desta jovem Mãe - Kátia Gonçalves -28 anos, mãe do pequeno Rafael.
Acompanhe!

 Mãe e Mãe solteira?

 Mãe é Mãe! Seja ela solteira ; casada ou  divorciada vai ser sempre MÃE.
Supostamente "solteira" é um estado civil.
Não se ouve dizer" MÃE divorciada" ou "MÃE casada"!
 Intitular-se de "Mãe solteira" é uma forma que  as pessoas e a sociedade arranjaram  para diminuir a mulher, porque não se é "menos mãe" por ser solteira, ou melhor por ser casada, é-se MÃE e ponto final!

"Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias?

 Eu acho que para a mulher nunca é uma opção ser "Mãe solteira", mas as circunstâncias da vida por vezes obriga a tal...

Discriminação

Não Sofri isso, mas por vezes noto alguns olhares reprovadores!

Dificuldades

 Eu sou mãe solteira desde que o meu filho nasceu,  por isso sempre fiz os dois papéis, não  sei dizer se seria mais fácil com a ajuda dele, talvez sim, ou talvez seria inútil.
Eu tento encarar tudo de forma positiva,  porque tenho ao meu cuidado a melhor coisa do mundo que é o meu FILHO😍

"Mãe onde está/mora o pai?"

Esta foi a parte mais difícil, custava-me imenso quando ele me perguntava isso, e eu tentava explicar mas não era nada fácil, e isto durante
os 2/3 anos dele.
 Mas agora com 5 anos ele já percebe a situação.

Algum arrependimento? 

 Eu não me arrependo de nada, porque se me arrependesse  estaria a negar o meu passado.
E é devido ao meu passado que hoje tenho o meu filho, o melhor que me podia ter acontecido, sem dúvidas!
Eu fui mãe muito jovem, e não foi fácil, não posso dizer  dizer que tudo foi lindo, não não foi...
Debati-me várias vezes se seria capaz de cuidar  de uma criança sozinha, se seria uma boa Mãe e se daria "conta do recado"!

Ajuda

 Eu tive muita ajuda da minha mãe. E isso facilitou bastante o processo.

Do que sentiu falta como mulher/Mãe?

Eu senti falta das noites bem dormidas, rrrsss e talvez de fazer  "tudo" do meu jeito e vontade,  mas quando nos tornamos mães temos de nos habituar a nova rotina e viver a nova realidade.
 Aprendemos a ser mães, porque não tem um manual para nos ensinar isso.

O que dizem os olhos do teu filho
"Mãe és linda, adoro-te e és a melhor mãe do mundo!"
E não só os olhos, rrrsss porque ele faz questão de dizer-me e é tão bom ouvir isso dele, porque faz-me sentir que afinal estou a me sair bem neste meu papel de MÃE/PAI.


De "solteiro(a) para solteiro(a)"

"Está solteira e é Mãe? Não é o fim do mundo, então faça  do (s) teu(s) filho (s) a sua prioridade.

Quando uma mulher e um Homem  terminam um relacionamento, não se pode esquecer do filho, e deixar o cargo somente aos cuidados de um.

O pai que "ausenta" da vida do filho após o término de um relacionamento está a " perder a melhor parte", porque só saímos a ganhar e é gratificante demais quando vemos a evolução dos filhos a cada dia.
Além de aprendermos muito com eles.
E a vocês "mães solteiras",  cuidem-se, porque para que o filho esteja bem, vocês precisam estar bem em primeiro lugar.
E amem muito os vossos filhos.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão....

Batalha da amamentaçao: Ganhar ou perder???

"Eu quero amamentar para emagrecer"- Diz a Mãe acima do peso! "Nao vou amamentar por muito tempo, nao quero ficar seca" - Diz a Mãe naturalmente magra ou abaixo do peso! Normalmente as mulheres "acima do peso, que"engordam"com mais facilidade, rrrsss temem os tais ganhos de peso durante a gestação, pois sao kilos a mais acima dos que naturalmente já têm, rsrss. Após a gestação, com o ato de amamentar,  muitas "respiram esperançosas"com a possibilidade de perderem pesos extras ganhos durante a gestação e até, os que naturalmente ja tinham a mais, antes da gestação, rrrrss! Pequenas gramas "lost" torna-se motivo de elevar a auto-estima e a confiança! Do outro lado, temos as que naturalmente sao mais "magrinhas",  as que perdem peso com mais facilidade ou as que estao "abaixo do peso" ideal, que após a gestação,  nutrem dentro de si uma pequena esperança de manter o peso ganho durante a gestação, ainda que ...