Avançar para o conteúdo principal

"O choro do meu filho irritava-me"! Pós-Parto- Alarene Djassi




Hoje vamos a  mais um relato sob o tema Pós-Parto, e tem sido incrível abordar esse tema, com relatos de mulheres que estiveram na "pele de Mãe.

 Certamente deixarão grandes aprendizados, como se pôde comprovar em vários comentários de pessoas, inclusive de mulheres que ainda não Mães  (algumas com o desejo de o ser um dia) e puderam assim ter um "toque de realidade" da outra face da maternidade, "nua e crua", rrrssss!

 A nossa querida Alarene Djassi, Mãe de 2 filhos nos pode melhor falar sobre isso.
Ela vai nos relatar como foi a sua realidade relativamente à Maternidade, mais propriamente o pós-Parto.

Dá-nos a tua definição do Pós-parto

O pós-parto para mim é um descobrir de uma nova identidade dentro de nós.   Aquele momento que aprecias o teu filho/a e analisas cada detalhe. Conheces um novo mundo. Mas, as coisas não são assim tão simples.

Maior dificuldade

A minha maior dificuldade foi dar de mamar.
Eu tinha os seios cheios de leite, inchados e doía-me se "fechase" os braços.
O pior de tudo, é que ficaram tão cheios que  perdi o bico da mama. E ali, foi o meu desespero.
O meu filho chorava porque tinha fome e eu chorava porque nao conseguia lhe dar de comer. Eu
Sempre ouvia dizer que dar de mamar é a melhor alimentação para o bebé. E por não o conseguir fazer, na minha cabeça eu não estava a dar  o meu melhor.

3- Teve ajuda de alguém? Familiares/amigos

Eu tive ajuda do meu marido, lindo, sempre do meu lado, ajudou-me em tudo.
 Eu tive sintomas de depressão pós-parto . Chegou uma altura de tanto stress  e pensamentos de que nao seria boa mae,  que só de ouvir o choro do bebé irritava-me.
 Praticamente nos primeiros 2 meses, foi o meu marido que cuidou do nosso filho. Ele fazia o  papel que eu deveria fazer. Se na altura tivesse sido mae solteira, certamente não iria aguentar.

5- Acha que as Mães acabam por ser um pouco "esquecidas" nesse momento pelos amigos? 

Na minha opinião, eu  acredito que acabam por ser "esquecidas " de uma certa forma, pela maioria. Mas  amiga verdadeira, a "especial" nunca esquece. Tanto que acaba por ser a madrinha, em alguns casos, rrss!

6- De 5 a 10, qual nota darias aos amigos nesse momento vivenciado ou que esteja a viver?

7-Dos que estiveram presentes daria um 9. Eu nunca dou nota maxima em nada. Sempre podemos fazer mais do que podemos e fazemos.

8- Quem era você como Mãe, sentimental, emocional e psicologicamente falando no pô-parto? 

Eu era uma mae muito "sentimental". Quando dizemos que alguem é sentimental, vem-nos logo à mente aa imagem de uma pessoa chorona, picuinhas, lamechas, protetora demais, ect...
Mas no meu caso, eu não era assim. Eu era fria e dizia que  os bebés "entendem e sabem o que fazem".
Se o meu filho de 3 meses fizesse "algo de errado" eu o repreendia como se uma criança de 6 anos,  sem exagero.

10-Arrependes-te de algo? 

Eu arrependi-me de não ter aproveitado mais tempo de quando ele era recém-nascido. De nao ter sido forte o suficiente para vencer os sentimentos maus.

11- Qual o seu concelho para as Mulheres que estejam a viver o Pôs-Parto?

Que aproveitem cada momento com o seu bebé. Estejam mais proximas a cada oportunidade. Sabemos que a vida é corrida, mas não permitir que o "corre corre" do dia a dia atrapalhe esse momento único.

E assim, chegamos ao fim deste tema - O pós-parto.

Talvez em meio a esses relatos, ambos com semelhanças "traumàticas" esteja "assustada" a se questionar "Meuuu Deuuuuus, ser Mãe é asssiiiim???? coitaaaaadas!!!!" rrrrrrsssssss!
E a minha resposta é "Nãooooo!!

 Apesar de algumas situações relatadas serem uma especie de "preparaçao" e que contribuem para se ser Mãe, mas o ser não se baseia necessariamente nisso.

Ser Mãe não se baseia em sentir e suportar as "dores"; noites mal dormidas; lidar com pontos cirurgicos; choros de bebés etc.

Ser Mãe é um dom natural; ser Mãe é um talento que ultrapassa quaisquer sintomas pos-parto.

A Maternidade nos ensina a sermos Seres Humanos melhores, pois ela vem para abulir o "eu" e dar á existência ao "nós".

Se antes ja éramos fortes, após ser Mãe tornamo-nos leoas, apoderadas de uma forma inegualàvel;
Deixamos de viver em função de nós mesmas, e tornamo-nos mais altruístas e humanas, passamos a viver em função do "outro".

Tornàmo-nos pessoas mais zelosas e disciplinadas, pois voce se preocupa em ser um exemplo,  ao dizer ao seu filho para atravessar a estrada pela passadeira,  e voce se lembrar de o fazer primeiro;
  Você se torna a pessoa mais importante e amada do universo, pois tem um "Sersinho" que so tem olhos só para si.
Tem um olhar puro e sincero que diz todos os dias "sim, eu não me canso de olhar para ti, mãe, como podes ser tão linda" e você se ver recompensada diariamente nos detalhes mínimos.
Sim, isto é ser Mãe, isto é a maternidade.

Eu quero agradecer a você que nos tem acompanhado aqui no Blog, especialmente às Maes leoas e valentes que se dispuseram do seu tempo para partilhar as suas experiências de maternidade, porque o fazendo se tornaram ainda mais Humanas e LEOAS. Partilhar é ganhar vida.

 Até mais, brevemente traremos mais novidades!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maternidade- Nossos Filhos, nossos "empréstimos"

Hoje em dia, muitas são as mulheres que infelizmente, têm uma visão muito limitada correlação á ideia de se ter filho(s). Antes de mais, é de deixar claro que, eles são mais do que filhos, são almas. Estamos a lidar com almas, e isso tem que estar acima de qualquer laço sanguíneo ou relações afetuosas! Os filhos não vêm ao mundo para realizar o nosso sonho de ser Mãe; de aplacar algum tipo de frustração; de ascender o nosso egoísmo; afinal, não é preciso ter filhos necessáriante para se ser feliz/realizada! Talvez pense, e as mulheres estéreis? O Sonho delas é conseguir ter um filho, supostamente não seria a realização/felicidade delas, tendo um? Sim, mas antes de tudo, têm que ser felizes com elas mesmas, sem implicar forçosamente o ter um filho; pois, para que isso aconteça; a felicidade originária tem que vir de dentro, e não do que se vai obter por fora(o ter filho em si). É claro que, a alegria de ter um filho é imensa; é possível experimentar uma das melhores sensações ...

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão....

Quem és tu numa festa de Criança? Festas de Crianças e suas etiquetas!

Motivos para comemorar sempre farão parte da rotina de uma família, com a chegada de um filho. Da gravidez ao nascimento, e do nascimento aos primeiros passinhos; dos primeiros passinhos ao primeiro aniversário, e então dá-se o início a um novo ciclo de comemorações.   Bem, hoje vou dar algumas dicas para planear com algum sucesso(rsrsrs infelizmente imprevistos acontecem e nem tudo sai na perfeição) festas de Criança; no caso pode ser o seu filho; sobrinho; irmãos; primos; afilhados etc.  A quem convidar? Levar presentes ou não? Auto-convidar-se, intimidade a mais ou deselegância? Levar ou não o amigo "não convidado"?     Para responder a estes e outros dilemas tão comuns, darei algumas dicas  e etiquetas comportamentais para se estar numa festa de Criança .   Organizar uma festa custa tempo, paciência; esforço mental;  fisíco e "dinheiro" rsrsrsrsrsrs. Nestes momentos, apesar da grande euforia da família e amigos, a tensã...