Avançar para o conteúdo principal

"Eu disse NÃO e ponto"!

Quantas vezes você já disse "Não" ao seu filho? Quantas vezes já recusou os seus pedidos? Vontades? Talvez milhares de  vezes, rrsss!

Eu penso que ser Mãe é assim: Viver a se equilibrar entre os "SIM" e os "NÃO" que concedemos aos nossos filhos.

Os "Nao's" e "Sim's" necessários obviamente.

Mas, tanto "Sim" quanto "Não" precisam ser "explicados".
Voce explica ao seu filho o porquê do seu "Sim"? O porquê do seu "Nao"?
Como assim?
 Você apenas diz" Eu disse "Não" porque "Não", e porque eu mando"?

Eu disse que "Sim" porque "Sim"?

Este parece ser o Lema preferido dos Pais: " Porque eu mando!!", rrrssss!  Mas será que é bem assim? Será isto suficiente para que os filhos se submetam ás nossas decisões? Ou para que reconheçam em nós alguma autoridade? Ou estaríamos nós a fazer "mal" uso da nossa autoridade?

Eu lembro-me que quando Criança/adolescente nao gostava de ouvir respostas da minha Mae, tais como:" Nao, porque nao; porque eu é que mando"! Era capaz de  ficar  mais inquieta e raivosa ,  porque nao obtinha uma resposta "convincente" e que aplacasse a minha inquietação, rrss!

 E por isso, eu insistia em pedir aquilo em que ela apenas dizia-me "Nao, porque nao, porque eu é que mando".

O fato é que os filhos "detestam" ouvir isso, porque não se sentem totalmente esclarecidos, e na ausencia de respostas da parte dos pais,  eles vão procura-las "lá fora", e infelizmente, lá as respostas são invertidas, o certo é o errado e o errado é o certo.

Todo o ser Humano quer respostas para as suas perguntas e inquietações, porque ninguém gosta de"andar com um "???", e as Crianças não estão isentas disso.
É importante explicar ao seu filho que há momentos que o seu "Sim" pode representar para ele "perigo"; assim também como um "Não" pode representar "livramentos".

E assim, tona-se mais fácil ao seu filho entender o seu "Não".

Você pode até dizer "Nao, porque eu é que mando", mas explique o porquê do "Não", e porquê "você manda", rrss!

 Voce gostaria que  lhe dessem uma satisfaçao/ explicação dos "Nao's" e "Sim's" que recebe, não é mesmo?

E porque com o seu filho seria diferente? Porque é Criança? Infelizmente, há Pais que pensam que as Crianças são distraídas, e que não percebem a nossa "linguagem".

As Crianças sao como esponjas, absorvem tudo e, com mais facilidade/rapidez diante do que é errado.

Os Pais é se que enganam ao pensar que as Crianças são distraídas, quando na verdade, eles mesmos  é que estão distraídos,  ao cometer o erro, muita das vezes,  a mentir, enganar e falar mal do vizinho, da fulana ou beltrano á vista das Crianças. rrrsss!

Quem está distraído? Rrsss! Quem não está atento?  Pois bem!
As Crianças são muito observadoras e atentas, são como "os agentes da FBI", rrrssss!
Se você fizer qualquer coisa á vista de uma Criança, ela grava  tudo automáticamente.
E ela não esquece, voce pode até tentar fazê-la esquecer, mas ela não esquece, pois já está dentro dela.
Possuem uma memória excelente!

Dai, a importancia de se estar atento sobre tudo o que se fala perto das Crianças, ponderar o que se fala, e principalmente, vigiar as nossas atitudes.


Existe uma forma adequada de dizer "Nao" ao seu filho,  sem perder obviamente a autoridade de Mãe/Pai, e sem perder também a confiança e compreensão do seu filho.

Ex: " Mae, posso sair"? 
E você responde apenas "NÃO", sem explica-lo o porquê daquele "Não"

Primeiro, o seu filho vai insistir em pedir para sair, porque não sabe o porquê que não pode sair, e eles não têm uma "bola de cristal" ,  rrrss!

Segundo,  ele tende a ficar mais teimoso;  ansioso/ inquieto; inclusive leva-lo ao estresse;

Terceiro, ele ficará " curioso ", e vai procurar por respostas, aonde? "Lá fora".  O mundo sempre as têm, e
infelizmente,  na maioria das vezes, as que não necessitam(respostas erradas)!

Há-de de reparar que normalmente, eles param ou diminuem a frequência em pedir "algo recusado"  muito mais com um "Não explicado", porque ja sabem o porquê que não podem ter aquilo.

Lembre-se, o seu filho tem direito ás respostas dos seus "Naos" ou " Sim's".

Melhor resposta do "NAO" Seria:

"Filho, não podes sair agora, porque a mãe precisa de ti, pode precisar de ti, ou porque tem coisas para fazer antes"- Você explicou o seu "NÃO".

Quer dizer que, agora não posso dizer apenas "Não" ao meu filho"?:

Um "Não" apenas, acredito ser valido em casos de insistências, teimosias,  após o seu filho  já saber o porquê do daquele "Não".
A dica é: Ao inicio, não diga apenas "Não", mas explique o  "Não".

Se ainda assim o seu filho insistir em desobedecer, entao um"Não" apenas, basta, pois é preciso também que o mesmo reconheça a sua autoridade.

Qual é a  sua opinião relativamente a este tema?

Espero que este artigo tenha ajudado, compartilhe com uma Mãe; e fique atento(a) ao próximo artigo,  "Autoridade VS Imposição".




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Cortei a pulseira anti-roubo"- O alarme do Hospital disparou-se"

Depois do relato de ontem, ja está mais do que claro que,  a maternidade é nao exclusiva só às Mães, mas também aos Pais, rrrsss. Vocês sabiam que há uns anos para cá, segundo as estatísticas, a interação dos Homens para com a maternidade tem sido algo mais frequente?  Os pais têm sido  mais frequentes nas consultas dos filhos; detalhes do dia a dia, como dar banho; trocar fraldas; colocar para dormir, etc. E claro, as Mães festejam-se com isso, porque tempos atrás estes pequenos detalhes não eram "valorizados".  Bem, sem mais demora, vamos a mais uma prova de que a maternidade também é exclusiva ao pais.  Hoje, com o meu amado marido, "na pele de pai"- Josimar Ramos Pinto vai nos contar a sua "versão de pai".  Uiii uuiii, vamos lá ver isso...  Pós-parto O Inimaginável Foi ver os pés da minha esposa incharem-se do tamanho da minha perna(e eu tenho perna grossa, rrrrrrsssssss), mas a situação era normal, devido ao part