Avançar para o conteúdo principal

"Eu disse NÃO e ponto"!

Quantas vezes você já disse "Não" ao seu filho? Quantas vezes já recusou os seus pedidos? Vontades? Talvez milhares de  vezes, rrsss!

Eu penso que ser Mãe é assim: Viver a se equilibrar entre os "SIM" e os "NÃO" que concedemos aos nossos filhos.

Os "Nao's" e "Sim's" necessários obviamente.

Mas, tanto "Sim" quanto "Não" precisam ser "explicados".
Voce explica ao seu filho o porquê do seu "Sim"? O porquê do seu "Nao"?
Como assim?
 Você apenas diz" Eu disse "Não" porque "Não", e porque eu mando"?

Eu disse que "Sim" porque "Sim"?

Este parece ser o Lema preferido dos Pais: " Porque eu mando!!", rrrssss!  Mas será que é bem assim? Será isto suficiente para que os filhos se submetam ás nossas decisões? Ou para que reconheçam em nós alguma autoridade? Ou estaríamos nós a fazer "mal" uso da nossa autoridade?

Eu lembro-me que quando Criança/adolescente nao gostava de ouvir respostas da minha Mae, tais como:" Nao, porque nao; porque eu é que mando"! Era capaz de  ficar  mais inquieta e raivosa ,  porque nao obtinha uma resposta "convincente" e que aplacasse a minha inquietação, rrss!

 E por isso, eu insistia em pedir aquilo em que ela apenas dizia-me "Nao, porque nao, porque eu é que mando".

O fato é que os filhos "detestam" ouvir isso, porque não se sentem totalmente esclarecidos, e na ausencia de respostas da parte dos pais,  eles vão procura-las "lá fora", e infelizmente, lá as respostas são invertidas, o certo é o errado e o errado é o certo.

Todo o ser Humano quer respostas para as suas perguntas e inquietações, porque ninguém gosta de"andar com um "???", e as Crianças não estão isentas disso.
É importante explicar ao seu filho que há momentos que o seu "Sim" pode representar para ele "perigo"; assim também como um "Não" pode representar "livramentos".

E assim, tona-se mais fácil ao seu filho entender o seu "Não".

Você pode até dizer "Nao, porque eu é que mando", mas explique o porquê do "Não", e porquê "você manda", rrss!

 Voce gostaria que  lhe dessem uma satisfaçao/ explicação dos "Nao's" e "Sim's" que recebe, não é mesmo?

E porque com o seu filho seria diferente? Porque é Criança? Infelizmente, há Pais que pensam que as Crianças são distraídas, e que não percebem a nossa "linguagem".

As Crianças sao como esponjas, absorvem tudo e, com mais facilidade/rapidez diante do que é errado.

Os Pais é se que enganam ao pensar que as Crianças são distraídas, quando na verdade, eles mesmos  é que estão distraídos,  ao cometer o erro, muita das vezes,  a mentir, enganar e falar mal do vizinho, da fulana ou beltrano á vista das Crianças. rrrsss!

Quem está distraído? Rrsss! Quem não está atento?  Pois bem!
As Crianças são muito observadoras e atentas, são como "os agentes da FBI", rrrssss!
Se você fizer qualquer coisa á vista de uma Criança, ela grava  tudo automáticamente.
E ela não esquece, voce pode até tentar fazê-la esquecer, mas ela não esquece, pois já está dentro dela.
Possuem uma memória excelente!

Dai, a importancia de se estar atento sobre tudo o que se fala perto das Crianças, ponderar o que se fala, e principalmente, vigiar as nossas atitudes.


Existe uma forma adequada de dizer "Nao" ao seu filho,  sem perder obviamente a autoridade de Mãe/Pai, e sem perder também a confiança e compreensão do seu filho.

Ex: " Mae, posso sair"? 
E você responde apenas "NÃO", sem explica-lo o porquê daquele "Não"

Primeiro, o seu filho vai insistir em pedir para sair, porque não sabe o porquê que não pode sair, e eles não têm uma "bola de cristal" ,  rrrss!

Segundo,  ele tende a ficar mais teimoso;  ansioso/ inquieto; inclusive leva-lo ao estresse;

Terceiro, ele ficará " curioso ", e vai procurar por respostas, aonde? "Lá fora".  O mundo sempre as têm, e
infelizmente,  na maioria das vezes, as que não necessitam(respostas erradas)!

Há-de de reparar que normalmente, eles param ou diminuem a frequência em pedir "algo recusado"  muito mais com um "Não explicado", porque ja sabem o porquê que não podem ter aquilo.

Lembre-se, o seu filho tem direito ás respostas dos seus "Naos" ou " Sim's".

Melhor resposta do "NAO" Seria:

"Filho, não podes sair agora, porque a mãe precisa de ti, pode precisar de ti, ou porque tem coisas para fazer antes"- Você explicou o seu "NÃO".

Quer dizer que, agora não posso dizer apenas "Não" ao meu filho"?:

Um "Não" apenas, acredito ser valido em casos de insistências, teimosias,  após o seu filho  já saber o porquê do daquele "Não".
A dica é: Ao inicio, não diga apenas "Não", mas explique o  "Não".

Se ainda assim o seu filho insistir em desobedecer, entao um"Não" apenas, basta, pois é preciso também que o mesmo reconheça a sua autoridade.

Qual é a  sua opinião relativamente a este tema?

Espero que este artigo tenha ajudado, compartilhe com uma Mãe; e fique atento(a) ao próximo artigo,  "Autoridade VS Imposição".




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Já estive grávida com o pé partido e 3 filhos para cuidar sozinha"- Carmen Macedo

Ser Mãe não é fácil, e ser "mãe solteira" torna-se "tudo" ainda mais difícil. Após o relato de ontem podemos entender que Ser Mãe independe do "estado civil" da mulher. Não se é "menos mãe" por ser "solteira" ou " mais mãe" por ser casada. E para entender melhor sobre esse tema que tem sido "esclarecedor" e motivo de "alívio" para muitas "mães solteiras", vamos a mais um relato, com a Carmen Macedo, na pele de "Mãe solteira". "Mãe e Mãe solteira?" Mãe é Mãe independentemente do seu estado civil. Nada fará mudar isso. " Mãe solteira"- Opção ou circunstâncias.  Normalmente não é algo que se escolhe. Por outro lado, na maioria dos casos não deixa de ser uma reflexão da nossa própria escolha. Preconceito Sempre tem uma coisa ou outra. As pessoas preferem julgar de antemão. Elas não querem entender, preferem falar o que lhes vêm á cabeça. Normalmente ...

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão....

"Mãe qual a senha para falar contigo"?- Seu filho Vs Tecnologia

Vivemos num mundo farto de  novidades, inovação e invenções, tornando as coisas cada vez mais modernas e tecnológicas. A nós, cabe apenas o discernimento de sabermos equilibrar no meio disso tudo e, ter a consciência do que nos é aplicável e o que nao é.  Como combater o mundo tecnológico sobre o mundo infantil? Como resguardar a inocência e a pureza das Crianças no mundo em que hoje vivemos? Primeiramente, precisamos conscientizar que,  um bebe não nasce já a saber o que gosta de comer, e o que não gosta;  quais brinquedos brincar; o que vestir, etc. Com as Crianças tudo é questao de Hábitos. Acredito que as Crianças têm mais necessidades( ainda que não tenham plena noçao das mesmas) do que vontades. Já ouvi comentários do género :  Ele(a) só gosta de brincar com o tablet/ telemóvel;  Ele(a) prefere isto ou aquilo outro;  Ele(a) so quer comer doces;  Passe o dia a ver TV;  Ele(a) não gosta de ir para a cama cedo, dorme muito ...