Avançar para o conteúdo principal

A Maternidade não é uma Competição!

Toda a Mãe "pula " de alegria quando vê o crescimento, desempenho e desenvolvimento do seu filho.

Para ela, o seu filho será sempre o melhor.
O melhor no sentido de não colocar outros filhos acima dos seus.

É um fato que, há Crianças que se desenvolvem mais "rápidas" que as outras, mas isso não quer dizer que sejam  "melhores" ou as mais inteligentes.

Bebés que ganham peso e engordam com mais facilidade/rapidez, e às vezes só se alimentam exclusivamente ao peito(antes da introdução Alimentar);

"Sorriem" mais cedo; sentam-se ; falam; engatinham e andam "precocemente", e outras que vão se desenvolvendo ao ritmo deles.

Hoje vamos falar de um fato comum que normalmente acontece entre as Mães que têm filhos , especialmente da mesma idade: COMPARAÇÃO VS COMPETIÇAO!

No seio da maternidade, sempre tem uma que gosta de "exaltar" o seu filho, " o meu filho é o tal, super inteligente;  o mais esperto e o mais avançado".
 E o  filho da fulana??  "Epah esse deve ter algum "atrasado".

Logicamente que, toda a mãe  fica feliz e orgulhosa ao ver o filho crescer bem e sem qualquer anormalidade.

 O que não deve é "usar" da sua felicidade  para "complexar" as outras Mães, principalmente as que têm filhos da  mesma idade, com comentários  intencionalmente "maldosos".

"Porque o meu Filho é o tal, faz e acontece;  assim, assado e cozido; o meu filho já fala, engatinha e já anda"...
E perduram no "ar" as famosas questões: "E o seu?"
Até aí está tudo bem... Mas a grande questão està sempre na resposta  : O " "AINDA NÃO"!
 "Não, o meu filho ainda não engatinha; ainda não diz "mamã/papá", etc.
E por falar em respostas, sempre ouve-se uma voz simpática que diz muito escandalosamente: "O sei filho ainda nao faz isto? Será que tem algum problema? Sera que está doente? Ah veja lá isso, este atraso não é normal"  Bla, Bla, bla,...

E a Mãe que se compara, ao ouvir isto questiona-se.
Infelizmente, eu já vi muitas Mães que quando olham para a Criança/bebê da amiga ou do vizinho, especialmente da mesma idade do seu filho, mais "gordinhas"; "bochechudas, colocam em dúvida o desenvolvimento do seu filho.

"Ah porque o meu filho também nao é "gordinho"; "bochechudo"; com peso "X"; porque meu filho ainda não fala "Mamãe"; "papá"; porque ainda não engatinhou; sentar; andar" etc..

O que muitas esquecem-se é que é perfeitamente normal ver duas crianças/ bebés com a mesma idade com "avanços " diferentes , sem ser motivo de anormalidade.

Cada Criança/bebê tem o seu ritmo e o seu tempo; cada Criança tem a sua estrutura física e o seu ritmo de crescimento.

Se o seu filho está em perfeito estado de saúde e é feliz, é tudo quanto precisa e a realiza como Mãe. O resto é apenas resto.

É natural quando as Mães se encontrem falarem dos  filhos; sobre o crescimentodo deles.
"O meu filho já està crescido;  faz assado/cozido, e o seu? Como está a crescer? Quantos Meses/anos tem?" Etc..
Outra coisa bem diferente é a mãe "exaltar"  o seu filho diante das outras Mães com um "espírito de competiçao", para que a amiga/vizinha veja que o seu filho é o mais avançado e o mais inteligente.

Vou dar algumas dicas o que
O que toda a Mae deve fazer:

Aprecie  cada fase do seu filho, sem compará-lo com ninguém, lembre-se, ele é único.

Não precisa competir com Ninguém, todos tem qualidades. 

Se o filho  da fulana  faz uma data de coisas que o seu filho ainda nao desenvolveu, fique feliz pelo filho dela,  porque o dela já chegou ao seu tempo e ao seu ritmo.

O seu também vai la chegar e vai ter o tempo dele.
Respeite o tempo do seu filho.

Não apresse ou exija aquilo que no momento o seu filho não tem ou não possam dar.

Apenas aprecie, sem pressas, sem "cobranças";  comparações e  competição.

Eu fico feliz logicamente,  quando alguém diz "sua filha está crescida, é esperta, é inteligente". E muita das coisas pude aperceber que desenvolveu "rápido", mas  acredito que é por estar  no seu ritmo natural, està no seu  tempo, e eu respeito isso.

Igualmente, nao "exijo" ou "cobro" coisas que ela ainda não tenha ou possa dar; querer que  fale "assim" ou "assado", só porque o filho da fulana,  da mesma idade já fala  "assado e cozido", porque nao faz sentido, cada Criança é uma Criança.

 "Ah o filho da fulana tem "X" kilos,  cabelo, olhos, rosto, corpo  assado e cozido, o meu filho não"...

Respeite a estrutura física do seu filho, porque cada Criança tem a sua.
Cada Criança tem o seu paladar/apetite.
Há bebés que ficam mais tempo ao peito, aproximadamente 1 hora, e há bebés que mamam no máximo 10 a 20 minutos por cada mamada.
Há bebés que têm introdução alimentar precoce e outras nao. Cada caso é um caso.

Não force o seu filho/bebê a mamar/comer além do que ele pede, além de suas necessidades, só para ter o corpo e o peso do filho da fulana;  senão estará a provoca-lo mais tarde,  a ser alguém que come além do que necessita, levá-lo assim á obesidade infantil.

Um bebé que se alimenta bem, saudável não quer dizer necessariamente que tem que ser "Gordinho"  e "bochechudo".
Assim como, um bebê mais "magrinho" não quer dizer que seja doente ou que nao se alimenta bem e de forma saudável.

E não existe leite Materno fraco, o que pode acontecer é a Mãe ter pouca produção de leite, porque leite Materno é leite Materno.

Se você perde tempo a avaliar o filho dos outros, voce perde os melhores momentos e fases do seu filho, e nao o vai ver crescer diante dos seus olhos.

Por isso, não compare o seu filho com nenhum outro filho, porque ele é único e especial, e nao há outro igual a ele, e é só seu, aceite-o como é, como Deus o fez.

A Maternidade nao é uma competição.








Comentários