Avançar para o conteúdo principal

"Minha Pestinha"- Não Rotule o seu filho!

Normalmente, toda Mãe quer o melhor para o seu filho, desejam que os seus filhos sejam as melhores pessoas, Seres Humanos possíveis. Embora sabemos que,  a maior chance disto acontecer, com sucesso total, depende da escolha dos nossos filhos;  o que não impede de darmos o nosso contributo como Mães, o máximo possível, mesmo com a possibilidade de não se acertar o tempo todo.

E por falar em contributo nosso, sobre a vida de nossos filhos, tem algo que, usado por uma Mãe, causa um enorme impacto sobre a vida do seu filho, seja negativa ou positivamente: A PALAVRA.
Eu gosto de usar referencias Bíblicas, porque toda a Bíblia é formada por palavras/promessas; ela é dividida entre deveres e obrigações;  foi através da palavra que Deus criou tudo, por isso, a Palavra tem tanto poder.
Lembra-se das pragas do Egito? Cumpriram-se todas elas, por meio da palavra, porque Deus assim o disse, e por isso, castigados foram os egípcios, e poupados o povo de Deus, conforme Deus o disse também, por meio da palavra.
Jesus, certa vez disse a uma figueira: "Nunca mais nasça fruto de ti"(Mt 21:19), e assim se fez. 

A palavra tem poder para destruir ou para unir/edificar; para abençoar ou amaldiçoar, o efeito da mesma cabe a forma como a usemos.

Quando usamos uma palavra positivamente  para com alguém, seja num tom de brincadeira ou seriedade, provocamos um efeito através dessa palavra sobre esse alguém.
Quando usada de forma positiva, eis os efeitos: Alegria, felicidade, confiança, autoestima, disposição, sucesso, e tudo isso, de uma certa forma,  se resume em pequenas ou grandes bênçãos.

Igualmente, se sucede quando a mesma é usada de forma negativa, cujos efeitos são: Tristeza, complexo de inferioridade, duvidas, insucessos, inseguranças;  por outras palavras,  pequenas ou grandes maldiçoes.

E as palavras de uma Mãe? Seriam diferentes? Já parou para avaliar o impacto que têm as palavras de uma Mãe? Já ouviu dizer que "Praga de Mãe pega"?. Eu cresci ouvindo esta expressão, e confesso que , tinha ate medo.

E uma vez que, emanamos do poder, de abençoar ou amaldiçoar os nossos filhos, através da palavra, então, vamos ver alguns termos usados, não só pelas Mães, que precisam ser reavaliados: 

"Minha pestinha"; "Seu pivete"; "minha monstrinha"; "minha bruxinha"; "ele(a) vai partir corações"; " Ele(a)vai te dar trabalho/problema"; "seu sacana", "seu malandro"; "seu traquino", "seu burro(a)","sua inútil"; e entre tantos outros...
Antes de mais, gostaria de deixar claro que, eu respeito aqueles que consideram "normais" estes termos, em especial,  aqueles que o fazem "inconsciente", mas é claro que,  não quererá dizer que concorde com eles. 

Alias, qualquer pessoa ou Mãe que sabe ler, e vê o significado de cada uma destas palavras, e refletir sobre nelas, conscientemente, não quererá que seu filho seja uma "peste",  por exemplo...
"Mas, é só uma expressão, só uma palavra "engraçada", "carinhosa", " não é intencional", é só uma brincadeira, sem significado", pois é, felizmente ou infelizmente, toda palavra tem o seu significado e "peso".  Tem a famosa expressão que diz : "De boa intenção o inferno esta cheio", e usando destas expressões é como se estivesse a determinar que seja assim o seu filho. 

Agora pense comigo: Com tais significados e "peso" que têm estes termos, ainda acha engraçado? Com tantas palavras positivas, bonitas, porque escolher, ainda que pela  "brincadeira", palavras tao pesadas, feias e com significados negativos para denominar o seu filho?  Onde esta a bênção de Mãe nestas palavras? Tem como abençoar assim o seu filho? Ou não acredita que ao usa-las, pode futuramente provocar um efeito indesejado, e porque não uma maldição?

Quantos não são os filhos que foram amaldiçoados através de palavras como estas? Sim, porque para amaldiçoar alguém não é preciso necessariamente, uma macumba, bruxaria, inveja, mau olhado, etc; muita das vezes, basta uma palavra.

Eu particularmente, faz-me confusão estas expressões, não as uso nem por brincadeira a minha filha, ou ao filhos dos outros, são pesadas demais ; prefiro escolher palavra certas e brincadeiras certas, pois nem toda brincadeira se deva fazer. 
"Ah, que exagero,  vai dizer que nunca usou estas expressões?"
Confesso que sim, no passado, há anos atras, na ignorância, "sem" consciência, mas refletindo sobre elas, hoje vejo quão horríveis e destrutivas ela são,  por isso, escolho palavras com significados bonitos,  palavras de bênção. 
"E se alguém usar destas expressões para com meu filho?" Como disse, temos poder para os abençoar, então, retalia com palavras de bênçãos, sem brigar ou chatear-se com allgue. 
Também, deixo claro que, este artigo não se trata de uma critica, e sim, uma reflexão! 

Resumindo:  Abençoe o seu filho, não o rotule, pois com certeza quer que  sejam melhores pessoas possíveis, que colham frutos de Bênçãos! 

Deus abençoe!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maternidade- Nossos Filhos, nossos "empréstimos"

Hoje em dia, muitas são as mulheres que infelizmente, têm uma visão muito limitada correlação á ideia de se ter filho(s). Antes de mais, é de deixar claro que, eles são mais do que filhos, são almas. Estamos a lidar com almas, e isso tem que estar acima de qualquer laço sanguíneo ou relações afetuosas! Os filhos não vêm ao mundo para realizar o nosso sonho de ser Mãe; de aplacar algum tipo de frustração; de ascender o nosso egoísmo; afinal, não é preciso ter filhos necessáriante para se ser feliz/realizada! Talvez pense, e as mulheres estéreis? O Sonho delas é conseguir ter um filho, supostamente não seria a realização/felicidade delas, tendo um? Sim, mas antes de tudo, têm que ser felizes com elas mesmas, sem implicar forçosamente o ter um filho; pois, para que isso aconteça; a felicidade originária tem que vir de dentro, e não do que se vai obter por fora(o ter filho em si). É claro que, a alegria de ter um filho é imensa; é possível experimentar uma das melhores sensações ...

Porque amamentar em público te incomoda ou deveria te incomodar?

Por detrás dos encantos que envolvem a maternidade existe sempre uma polémica, criada por alguém ou  pela sociedade, e infelizmente a amamentação é  um deles. Como sendo um ato natural, considerado o alimento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebé, a amamentação também é um símbolo que fortifica o laço entre mãe e filho (seja a amamentação natural ou a feita através do biberão). Um bebé amamenta por inúmeras razões, quer seja por motivos fisiólogicos ou simplesmente pela necessidade de atenção .  E a mãe que amamenta tem esta vantagem de dar tudo isso em um único ato,  especialmente ao peito, pois é de fácil acesso e pode ser usado em qualquer hora,em qualquer lugar e sempre com a  temperatura certa. Mas, a naturalidade do ato   nem sempre é vista de forma agradável por todos, e é justamente por isso a razão dos muitos preconceitos e  polémicas.  Em algum lugar sempre irá existir aquele famoso olhar de repreensão....

Quem és tu numa festa de Criança? Festas de Crianças e suas etiquetas!

Motivos para comemorar sempre farão parte da rotina de uma família, com a chegada de um filho. Da gravidez ao nascimento, e do nascimento aos primeiros passinhos; dos primeiros passinhos ao primeiro aniversário, e então dá-se o início a um novo ciclo de comemorações.   Bem, hoje vou dar algumas dicas para planear com algum sucesso(rsrsrs infelizmente imprevistos acontecem e nem tudo sai na perfeição) festas de Criança; no caso pode ser o seu filho; sobrinho; irmãos; primos; afilhados etc.  A quem convidar? Levar presentes ou não? Auto-convidar-se, intimidade a mais ou deselegância? Levar ou não o amigo "não convidado"?     Para responder a estes e outros dilemas tão comuns, darei algumas dicas  e etiquetas comportamentais para se estar numa festa de Criança .   Organizar uma festa custa tempo, paciência; esforço mental;  fisíco e "dinheiro" rsrsrsrsrsrs. Nestes momentos, apesar da grande euforia da família e amigos, a tensã...