Avançar para o conteúdo principal

"Minha Pestinha"- Não Rotule o seu filho!

Normalmente, toda Mãe quer o melhor para o seu filho, desejam que os seus filhos sejam as melhores pessoas, Seres Humanos possíveis. Embora sabemos que,  a maior chance disto acontecer, com sucesso total, depende da escolha dos nossos filhos;  o que não impede de darmos o nosso contributo como Mães, o máximo possível, mesmo com a possibilidade de não se acertar o tempo todo.

E por falar em contributo nosso, sobre a vida de nossos filhos, tem algo que, usado por uma Mãe, causa um enorme impacto sobre a vida do seu filho, seja negativa ou positivamente: A PALAVRA.
Eu gosto de usar referencias Bíblicas, porque toda a Bíblia é formada por palavras/promessas; ela é dividida entre deveres e obrigações;  foi através da palavra que Deus criou tudo, por isso, a Palavra tem tanto poder.
Lembra-se das pragas do Egito? Cumpriram-se todas elas, por meio da palavra, porque Deus assim o disse, e por isso, castigados foram os egípcios, e poupados o povo de Deus, conforme Deus o disse também, por meio da palavra.
Jesus, certa vez disse a uma figueira: "Nunca mais nasça fruto de ti"(Mt 21:19), e assim se fez. 

A palavra tem poder para destruir ou para unir/edificar; para abençoar ou amaldiçoar, o efeito da mesma cabe a forma como a usemos.

Quando usamos uma palavra positivamente  para com alguém, seja num tom de brincadeira ou seriedade, provocamos um efeito através dessa palavra sobre esse alguém.
Quando usada de forma positiva, eis os efeitos: Alegria, felicidade, confiança, autoestima, disposição, sucesso, e tudo isso, de uma certa forma,  se resume em pequenas ou grandes bênçãos.

Igualmente, se sucede quando a mesma é usada de forma negativa, cujos efeitos são: Tristeza, complexo de inferioridade, duvidas, insucessos, inseguranças;  por outras palavras,  pequenas ou grandes maldiçoes.

E as palavras de uma Mãe? Seriam diferentes? Já parou para avaliar o impacto que têm as palavras de uma Mãe? Já ouviu dizer que "Praga de Mãe pega"?. Eu cresci ouvindo esta expressão, e confesso que , tinha ate medo.

E uma vez que, emanamos do poder, de abençoar ou amaldiçoar os nossos filhos, através da palavra, então, vamos ver alguns termos usados, não só pelas Mães, que precisam ser reavaliados: 

"Minha pestinha"; "Seu pivete"; "minha monstrinha"; "minha bruxinha"; "ele(a) vai partir corações"; " Ele(a)vai te dar trabalho/problema"; "seu sacana", "seu malandro"; "seu traquino", "seu burro(a)","sua inútil"; e entre tantos outros...
Antes de mais, gostaria de deixar claro que, eu respeito aqueles que consideram "normais" estes termos, em especial,  aqueles que o fazem "inconsciente", mas é claro que,  não quererá dizer que concorde com eles. 

Alias, qualquer pessoa ou Mãe que sabe ler, e vê o significado de cada uma destas palavras, e refletir sobre nelas, conscientemente, não quererá que seu filho seja uma "peste",  por exemplo...
"Mas, é só uma expressão, só uma palavra "engraçada", "carinhosa", " não é intencional", é só uma brincadeira, sem significado", pois é, felizmente ou infelizmente, toda palavra tem o seu significado e "peso".  Tem a famosa expressão que diz : "De boa intenção o inferno esta cheio", e usando destas expressões é como se estivesse a determinar que seja assim o seu filho. 

Agora pense comigo: Com tais significados e "peso" que têm estes termos, ainda acha engraçado? Com tantas palavras positivas, bonitas, porque escolher, ainda que pela  "brincadeira", palavras tao pesadas, feias e com significados negativos para denominar o seu filho?  Onde esta a bênção de Mãe nestas palavras? Tem como abençoar assim o seu filho? Ou não acredita que ao usa-las, pode futuramente provocar um efeito indesejado, e porque não uma maldição?

Quantos não são os filhos que foram amaldiçoados através de palavras como estas? Sim, porque para amaldiçoar alguém não é preciso necessariamente, uma macumba, bruxaria, inveja, mau olhado, etc; muita das vezes, basta uma palavra.

Eu particularmente, faz-me confusão estas expressões, não as uso nem por brincadeira a minha filha, ou ao filhos dos outros, são pesadas demais ; prefiro escolher palavra certas e brincadeiras certas, pois nem toda brincadeira se deva fazer. 
"Ah, que exagero,  vai dizer que nunca usou estas expressões?"
Confesso que sim, no passado, há anos atras, na ignorância, "sem" consciência, mas refletindo sobre elas, hoje vejo quão horríveis e destrutivas ela são,  por isso, escolho palavras com significados bonitos,  palavras de bênção. 
"E se alguém usar destas expressões para com meu filho?" Como disse, temos poder para os abençoar, então, retalia com palavras de bênçãos, sem brigar ou chatear-se com allgue. 
Também, deixo claro que, este artigo não se trata de uma critica, e sim, uma reflexão! 

Resumindo:  Abençoe o seu filho, não o rotule, pois com certeza quer que  sejam melhores pessoas possíveis, que colham frutos de Bênçãos! 

Deus abençoe!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Eu disse NÃO e ponto"!

Quantas vezes você já disse " Não " ao seu filho? Quantas vezes já recusou os seus pedidos? Vontades? Talvez milhares de  vezes, rrsss! Eu penso que ser Mãe é assim: Viver a se equilibrar entre os " SIM " e os " NÃO " que concedemos aos nossos filhos. Os " Nao's " e " Sim's " necessários obviamente. Mas, tanto " Sim " quanto " Não " precisam ser "explicados". Voce explica ao seu filho o porquê do seu " Sim "? O porquê do seu " Nao "? Como assim?  Você apenas diz" Eu disse " Não" porque "Não", e porque eu mando"? Eu disse que " Sim " porque " Sim "? Este parece ser o Lema preferido dos Pais: "  Porque eu mando! !", rrrssss!  Mas será que é bem assim? Será isto suficiente para que os filhos se submetam ás nossas decisões? Ou para que reconheçam em nós alguma autoridade? Ou estaríamos nós a fazer "mal&quo

Avós -"Mais mimos e menos "burocracia"? - Os filhos ao cuidado delas!

Olá! Quem nunca falou ou  ouviu o dilema de que as avós mimam muito as crianças?  Mas será que é bem assim? Será este  o "receio" das  mães que optam  pela creche precocemente? rrrsssss Voltamos novamente com o tema - "Acabou a minha licença de maternidade e agora?" Hoje vamos dar dicas para as mães que preferem confiar o cuidado dos seus filhos às avós essencialmente bebes antes dos 2/3 anos. Escolher tanto creches quanto Avós ou Amas nunca é uma decisão fácil. Envolve uma série de inconvenientes e muita das vezes ideias pré-formadas e "mistificadas". Ambas as opções sempre têm fatores positivos e negativos também. Seja qual for a decisão o importante é ver  o Crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos em todos os sentidos de maneira segura e feliz. Não há uma "melhor opçao"; hà casos e casos; há Crianças e Crianças e cada uma com as suas necessidades.  Nem sempre a creche està em mais vantagem que as avós/amas e vice-vers

"Cortei a pulseira anti-roubo"- O alarme do Hospital disparou-se"

Depois do relato de ontem, ja está mais do que claro que,  a maternidade é nao exclusiva só às Mães, mas também aos Pais, rrrsss. Vocês sabiam que há uns anos para cá, segundo as estatísticas, a interação dos Homens para com a maternidade tem sido algo mais frequente?  Os pais têm sido  mais frequentes nas consultas dos filhos; detalhes do dia a dia, como dar banho; trocar fraldas; colocar para dormir, etc. E claro, as Mães festejam-se com isso, porque tempos atrás estes pequenos detalhes não eram "valorizados".  Bem, sem mais demora, vamos a mais uma prova de que a maternidade também é exclusiva ao pais.  Hoje, com o meu amado marido, "na pele de pai"- Josimar Ramos Pinto vai nos contar a sua "versão de pai".  Uiii uuiii, vamos lá ver isso...  Pós-parto O Inimaginável Foi ver os pés da minha esposa incharem-se do tamanho da minha perna(e eu tenho perna grossa, rrrrrrsssssss), mas a situação era normal, devido ao part